Lista de convidados para casamento: dicas para fazer

O casamento, além da oficialização de um relacionamento, envolve toda uma cerimonia cheia de detalhes a serem escolhidos. Entre esses detalhes está a lista…

O casamento, além da oficialização de um relacionamento, envolve toda uma cerimonia cheia de detalhes a serem escolhidos. Entre esses detalhes está a lista de convidados, um dos primeiros itens a ser analisados pelos noivos. É baseado na quantidade de convidados, que todo o casamento começa a ser organizado, como tamanho do salão, valor do buffet e assim por diante. Algumas dúvidas surgem no momento da organização da lista. Confira algumas dicas sobre o assunto.

Uma boa lista é o primeiro passo para um casamento de sucesso. (Foto: Divulgação)

Dicas para fazer a lista de convidados para casamento

O primeiro passo para organizar uma lista de convidados é pensar nos familiares, começando com os integrantes da sua residência. Mãe, pai, irmãos, afinal eles fazem parte do dia mais importante da sua vida e coloca-los primeiramente é questão quase que automática. Liste nome por nome para depois a contagem de convidados ficar mais fácil. Ou seja, coloque todos os nomes das duas famílias, incluindo as crianças.

Você precisa decidir se quer algo mais familiar ou uma mega festa. (Foto: Divulgação)

Muitos têm a dúvida se convidam ou não determinado parente, principalmente aquele distante. A dica é seguir o coração, escolhendo quem você realmente queira que esteja nesse dia tão especial. Convidar por convidar nem sempre é uma boa escolha. Você pode se incomodar com a presença daquela pessoa e ela ainda pode acabar aprontando alguma desavença na cerimônia.

Com todos os familiares listados, chegou a hora dos amigos. A organização da lista deve ser feita com os dois juntos, o casal. Assim, fica mais fácil nomear cada um, seja amigo da noiva ou do noivo. Para essas pessoas, a dica também é seguir a vontade do coração. Convidar por outros motivos não é legal.

Leia Também:  Espetáculo Da Disney 2011

A quantidade de pessoas vai depender do tipo de cerimônia desejada. Se for uma recepção mais simples, apenas os mais íntimos devem estar na lista. Para quem sonha com uma festa de arromba, o número de convidados pode ser maior, abrindo espaço para aqueles mais distantes.

Cuidado com quem convidar. Evite barracos no seu casamento. (Foto: Divulgação)

Quando fazer a lista

A lista de convidados do casamento pode começar a ser organizada com um ano de antecedência ou mais. São muitos detalhes a serem vistos e escolhidos, quanto antes começar, melhor. O primeiro passo é a lista, por isso comece assim que marcar a data, pelo menos. Algumas perguntas podem ajudar a formar a lista, confira:

– Convidamos namorado(a)s de amigos solteiros?

– Convidamos pessoas pelos presentes?

– Pretendemos convidar crianças, ou não?

– Convidamos pessoas com quem já não falamos há anos?

– Convidamos colegas de trabalho?

– Convidamos amigos ou familiares que tendem a fazer cenas desagradáveis nestes momentos?

Leia também:

Decoração de casamento ecológico

Padrinhos de casamento: como escolher

 

Top