Lista de casamento: como organizar

Quando um casal começa a organizar seu casamento, a parte mais complicada de se fazer é a lista de convidados. Isso acontece porque não…

Quando um casal começa a organizar seu casamento, a parte mais complicada de se fazer é a lista de convidados. Isso acontece porque não se fazem mais festas “como antigamente”. Há um tempo, os noivos conseguiam receber todas as pessoas queridas, comemorando e servindo comidas e bebidas simples. Saía mais barato e todos se divertiam, com pouca coisa. Hoje, porém, ninguém mais quer saber do pãozinho com carne moída ou da batatinha no molho. As festas demandam muito dinheiro do casal e da família, que sempre acaba ajudando. A maioria sonha com um jantar maravilhoso, fartura de bebidas e petiscos, além dos doces e da decoração, que tornam o ambiente da recepção um show à parte. Por isso, organizar a lista de casamento exige sensatez, já que nem sempre é possível incluir centenas de pessoas e oferecer algo que realmente agrade a todos.

A festa dos sonhos nem sempre comporta todas as pessoas que os noivos querem (Foto: Divulgação)

Planejando a lista de casamento

O ideal é que o casal decida qual será o tipo de festa de casamento que irão oferecer: jantar, churrasco, apenas salgadinhos, etc. Qual é o sonho dos noivos? Em seguida, é preciso procurar pelas empresas que oferecem o tipo de serviço escolhido, verificando o valor da recepção. Geralmente, isso é cobrado por pessoa. Vale a pena considerar outras possibilidades pois, assim, dá para pensar em algo para um número maior de convidados. A partir disso, os noivos devem começar a organizar a lista. É importante que não se queira elaborar tudo de uma vez. Os nomes devem ser incluídos, aos poucos, com calma e de forma criteriosa.

Procure fazer duas listas, como nomes dispensáveis e indispensáveis (Foto: Divulgação)

É aconselhável que se façam duas listas. Uma deve conter todos os convidados que não poderão faltar. Pessoas da família e amigos muito próximos devem estar nesta relação. Mas sempre há nomes dos quais se lembra depois ou que não se sabe, ao certo, se deverão ser incluídos. Então, faz-se uma segunda lista, alternativa, que ficará na espera. Com o passar dos meses, talvez surja o desejo de retirar nomes da primeira lista e, então, pode-se substituí-los por nomes da segunda.

Leia Também:  Lojas Romera Ofertas - www.romera.com.br

Dicas para organizar lista de casamento

Mesmo com poucas pessoas, a festa pode ser muito feliz (Foto: Divulgação)

Ao elaborar a lista de casamento, é importante refletir sobre os convidados. Não vale a pena incluir pessoas com as quais não se tem contato há muito tempo. É preciso incluir nomes que realmente estejam presentes, na vida do casal. Os noivos também devem decidir se chamarão todas as pessoas de uma família ou não. Por exemplo, se a relação com os pais desta família for importante, não é necessário convidar também seus filhos, noras e genros. O mesmo deve ser feito com amigos. Verifique se estes poderão aparecer acompanhados ou não. O ideal, ao montar uma lista, é convidar pessoas que realmente sejam importantes aos noivos. Assim, faz-se uma recepção agradável e divide-se este momento de alegria com quem realmente merece.

Esclareça suas dúvidas sobre a lista de presentes: Lista de presentes e casamento: principais dúvidas

Veja dicas para fazer uma festa, gastando pouco: Festa de casamento barata: como organizar

Top