A lista aprovados no Fies – Prouni 2016 ainda não foi divulgada, pois as inscrições para o Prouni deverão iniciar no dia 19 de janeiro Terça-feira. Milhares de alunos estão aguardando o dia para fazer a sua inscrição e aguardar a lista dos aprovados.
Lista Aprovados no Fies 2016 – Prouni 2016
Após a inscrição os candidatos devem aguardar a lista aprovados no Fies 2016 – Prouni 2016 para ver se foram aprovados e poder fazer sua inscrição em uma universidade. O Fies (Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade Para Todos) atuam juntos com o objetivo de ampliar o numero de jovens que desejam dar continuidade aos seus estudos matriculando-se em escolas de nível superior.
Datas das inscrições Fies e Prouni 2016
O Ministério da Educação (MEC) já divulgou as datas que serão abertas as inscrições para estudantes interessados em bolsas do Prouni e contratos do Fies. Veja:
PROUNI de 19 a 22 de janeiro de 2016
FIES de 26 a 29 de janeiro de 2016
Para entender melhor Sisu x Prouni x Fies
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) faz seleção de alunos sem cobrança tendo como critério de seleção a nota que os alunos obtiveram no Enem.
O Prouni (Programa Universidade Para Todos) concede bolsas de estudos integrais e parciais em escolas da rede pública de Ensino. A preferência é para alunos oriundos de escolas públicas de famílias de baixa renda.
O Fundo de Financiamento Infantil (Fies) disponibiliza contratos de financiamentos. Para poder se inscrever no Fies os candidatos deverão ter feito o Enem a partir de 2010 obtendo nota final de 450 pontos e ter renda familiar mensal per capta bruta de até 2,5 salários mínimos.
Leia aqui também: Inscrições 2ª Etapa ProUni
Lei de cotas
Ao se inscrever os candidatos devem informar se querem se inscrever e concorrer pela lei de cotas ou se vão concorrer de forma geral. Nos dias atuais a metade, ou seja, 50% Das bolsas do Prouni e do Fies são para candidatos negros o que considera a lei de cotas um grande avanço para o país.
Importância do Fies e do Prouni
Tanto o Fies quanto o Prouni são de grande importância para a educação do país, pois é através desses programas que jovens estudantes de famílias de renda baixa conseguem dar continuidade aos estudos e conseguem se formar em um curso superior. Dessa forma facilita a entrada no mercado de trabalho em condições de igualdade.