Linfonodos: o que significam? Linfonodos: o que significam?

Linfonodos: o que significam?

Muitas pessoas já ouviram falar no termo “linfonodo”, mas uma pequena parte delas sabe seu real significado. Eles são partes essenciais ao nosso corpo,…

Por Editorial MDT em 04/10/2013

Muitas pessoas já ouviram falar no termo “linfonodo”, mas uma pequena parte delas sabe seu real significado. Eles são partes essenciais ao nosso corpo, sendo que seu aumento, pode sugerir alguma doença. Saiba o que os linfonodos significam.

O aumento dos linfonodos está relacionado ao combate de infecções. (Foto: divulgação)

Significado dos linfonodos

Os linfonodos ou gânglios linfáticos são pequenos órgãos perfurados por canais que compõe a rede linfática. Todos esses componentes recebem o nome de sistema linfático, o qual tem como função realizar a defesa do organismo humano. Isso porque eles tem o objetivo de produzir anticorpos que são responsáveis pelo combate de doenças do corpo.

O caminho linfático

Como foi visto anteriormente, o sistema linfático possui ductos que são responsáveis em propagar a linfa. Esta segue o seu caminho até o coração e circula no interior dos gânglios, nos quais ocorre a sua filtração. É importante mencionar que diversas particular, assim como os vírus, as bactérias e os resíduos celulares são combatidos pelas células de defesa que compõe os linfonodos.

A ação dos linfonodos

Diante da infecção do corpo por algum dos microrganismos anteriormente citados, as células de defesa que estão nos linfonodos próximos ao local da invasão, começam a se multiplicar com o intuito de combater os invasores. Devido a essa intensa divisão, os gânglios aumentam de tamanho e formam as conhecidas “ínguas”. Por isso, o especialista pode diagnosticar algum problema infeccioso apenas pela existência de linfonodos inchados.

Diante do aumento dos linfonodos, é importante buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

O aumento dos linfonodos

Como foi anteriormente mencionado, quando o corpo é acometido por algum tipo de microrganismo, como o vírus e as bactérias, o linfonodo inicia um mecanismo de defesa bloqueando a passagem desses, adiante. Além disso, para melhorar a defesa do organismo, ocorre a liberação de substâncias que atraem as células de defesa. Como consequência, ocorre o aumento do gânglio, tornando- o dolorido. A essa condição, denominamos linfonodomegalia, adenomegalia ou íngua.

Saiba mais sobre o sistema linfático

O sistema linfáticoé o responsável pela captação de moléculas grandes e que não conseguem ultrapassar as veias e as artérias. Assim, ele transporta essas partículas maiores através da linfa, de modo que elas consigam se misturar com o sangue.

Os linfonodos colaboram com o combate das infecções do corpo. (Foto: divulgação)

Os linfonodos fazem parte do sistema de defesa do organismo humano. Eles são os responsáveis em armazenar as células de defesa, além de liberar substâncias para atrair outras células que também ajudam no combate da infecção. Após conhecer mais sobre o significado dos linfonodos e caso esteja percebendo o aumento desses, é importante buscar a orientação de um especialista.

Top