Limpeza de ar condicionado, dicas, como fazer

­ Nenhum equipamento é mais exigido nesta época do ano do que o ar condicionado. Todos querem se refrescar frente à onda de calor…

Por Paulo Lima em 08/02/2012

­

A limpeza periódica do ar condicionado ajuda a prolongar a vida útil do aparelho

Nenhum equipamento é mais exigido nesta época do ano do que o ar condicionado. Todos querem se refrescar frente à onda de calor que atinge todo o país durante o Verão. Entretanto, antes de ligar o seu aparelho, você deve tomar nota de algumas medidas importantes, principalmente no que se refere a sua manutenção.

Como o produto é geralmente instalado em ambientes fechados, ou seja, que impedem a circulação do ar, ela acaba acumulando poluentes (poeira, microorganismos, bolor) com mais facilidade. Por isso, é importante limpá-lo periodicamente, já que o contato com estes fatores pode ser prejudicial a nossa saúde.

A manutenção também ajuda a prolongar a vida útil do equipamento, evita quebras e gastos com possíveis reparos, reduz o consumo de energia e melhora o seu rendimento. Porém, este serviço deve ser feito corretamente, caso contrário, ele pode acarretar danos ao seu condensador. Confira, logo abaixo, algumas dicas de como limpar o ar condicionado de modo adequado.

Limpeza de ar condicionado, como fazer

Antes de limpar o seu equipamento, você precisa seguir algumas orientações importantes

1. Leia o manual – antes de mexer no aparelho, leia o manual. Pouca gente se preocupa em seguir as orientações contidas neste livrinho. Mesmo que isso possa tomar um pouco do seu tempo, não deixe de conferir as recomendações do fabricante sobre o a forma correta de realizar a limpeza e a manutenção do equipamento.

2. Cuidado na hora de limpar o filtro – desligue o ar condicionado e faça a limpeza do filtro com o auxilio de um aspirador de pó. Você também pode usar água morna e um pouco de sabão, apenas tome cuidado para não esfregar a peça com força e lhe causar algum tipo de dano.

3. Limpe com frequência – em média, o produto deve ser limpo a cada trinta dias (confira o tempo recomendado no manual de instrução fornecido pelo fabricante). Quem utiliza o condensador apenas no Verão, deve fazer uma limpeza geral antes de começar a usá-lo (neste caso, chame um técnico).

Lembrando que a falta de higienização favorece o acúmulo de sujeira e compromete o seu desempenho. Além disso, caso o ar condicionado fique muito tempo sem limpeza, ela pode causar problemas respiratórios e alérgicos.

O acúmulo de sujeira pode causar alguns problemas de saúde

Lembre-se ainda de cuidar da manutenção das demais peças do aparelho, como o evaporador (localizado acima do plenum – muitas vezes, ele não está acessível), o condensador (que fica no lado de fora da casa e, por isso, sempre acumula sujeira), e o refrigerador (líquido usado para gerar o resfriamento).

Aproveite essas dicas e refresque-se com mais segurança.

Top