Limpeza da piscina: dicas, como fazer

A limpeza da piscina costuma ser uma tarefa estressante, trabalhosa e difícil. Durante a temporada de calor, o desafio de manter a água limpa…

Por Isabella Moretti em 14/06/2012

Para garantir boas condições para o lazer, é importante limpar adequadamente a piscina.

A limpeza da piscina costuma ser uma tarefa estressante, trabalhosa e difícil. Durante a temporada de calor, o desafio de manter a água limpa e tratada é ainda maior devido ao grande número de indivíduos circulando pela área de lazer. Caso a limpeza não seja realizada com ferramentas específicas, a remoção dos resíduos da piscina se torna quase impossível.

Use as ferramentas apropriadas para limpar. Veja: Kit Limpeza de Piscina Preços, Onde Comprar

Como limpar piscina?

Para limpar a piscina, é necessário seguir um planejamento e saber como usar cada ferramenta. Confira a seguir o passo-a-passo para remover a sujeira e os resíduos da água.

1. A limpeza do deck costuma ser a primeira etapa, pois a sujeira acumulada pode acabar caindo na piscina. Desta forma, remova o lixo e as folhas caídas das imediações da piscina.

2. Para melhorar o sistema de filtragem, é necessário esvaziar e limpar o skimmer.

3. Use a rede com cabo longo para retirar as folhas e os resíduos maiores da piscina. Este cuidado evita que o escoamento da água seja bloqueado por causa da sujeira.

4. Para limpar as paredes e o piso da piscina, use escovas de náilon. No caso da superfície azulejada, existem escovas apropriadas para remover a sujeira sem causar danos ao acabamento.

Remova os resíduos da superfície da piscina.

5. Depois de remover as impurezas flutuantes da superfície da água, é necessário ativar o aspirador para piscina. O equipamento completa o trabalho de filtragem, utilizando um sistema manual de mangueiras flexíveis. O último passo da limpeza consiste na aspiração, que será realizada com o skimmer principal. Aspire o fundo da piscina, dando atenção a sujeira acumulada nos cantos. Por fim, remova o equipamento e deixe as mangueiras esvaziarem por completo.

Saiba mais: Kit de Limpeza para Piscinas Intex

Dicas para a limpeza de piscina

• No caso das piscinas de concreto armado, procure usar escovas com cerdas mais duras durante a limpeza, enquanto as escovas macias são recomendadas para as piscinas de fibra de vidro ou piso emborrachado.

• Para manter a água sempre limpa, realize a aspiração pelo menos uma vez por semana.

Use ferramentas apropriadas para a limpeza da piscina.

• Preocupe-se com o tratamento da água, investindo na quantidade adequada de cloro, que deve ficar sempre entre 1.0 e 3.0 ppm. Em outras palavras, cinco gramas de cloro granulado permitem tratar 1000 litros de água.

• Somente use a piscina uma hora após a aplicação do cloro.

• Não use palha de aço ou esponjas abrasivas em piscinas revestidas com azulejos, pois isto pode acabar arranhando e desgastando o acabamento.

• Remova as folhas da piscina pelo menos uma vez por semana para não obstruir o fluxo da água.

Top