Licenciamento de veículos, tabela, datas e placas

PUBLICIDADE
O licenciamento deve ser pago anualmente (Foto: DIvulgação)

Todos os anos os donos de veículos devem realizar o licenciamento. Esse procedimento é obrigatório, para que as autoridades tenham um controle sob a quantidade de automóveis que estarão circulando pelas ruas do Brasil. Sem a realização do licenciamento, o carro não pode andar legalmente pelas ruas e avenidas do país. Se um motorista for parado pela polícia rodoviária, e o carro não estiver licenciado, ele será multado no calor de R$ 191,54. Mas a maior punição pelo não licenciamento ainda não é a multa, pois o condutor terá o carro apreendido, além de perder sete pontos na carteira de trabalho.

Pague as multas para conseguir licenciar o seu carro.

Para evitar todos esses problemas é necessário manter o automóvel licenciado, por isso, fique atento a tabela que determina a data de vencimento do último licenciamento e a data do ano vigente que o condutor terá que licenciar o veículo novamente. Veja abaixo a tabela o cronograma de licenciamento:

Cronograma  para automóvel

PUBLICIDADE
Mês de Licenciamento Final da Placa
Abril

1

Até Maio

2

Até Junho

3

Até Julho

4

PUBLICIDADE
Até Agosto

5 e 6

Até Setembro

7

PUBLICIDADE
Até Outubro

8

Até Novembro

9

Até Dezembro

0

PUBLICIDADE

Cronograma  para caminhão

Mês de Licenciamento Final da Placa
Até Setembro

1 e 2

Até Outubro

3,4 e 5

PUBLICIDADE
Até Novembro

6,7 e 8

Até Dezembro

9 e 0

Na data determinada vá até o Detran e leve com você a documentação exigida, que é RG do proprietário do veículo; CRLV do ano anterior; comprovante de pagamento do seguro obrigatório; comprovante do pagamento do IPVA; comprovante do pagamento de multas, isso se houver multas no período. Ao chegar no caixa informe o número do Renavan, que está presente na documentação do seu carro.

Informe o número do Renavan ao caixa (Foto: Divulgação)

O caixa irá lhe dizer se há pendências financeiras a serem quitadas, além do valor da taxa do licenciamento, que pode variar de acordo com o seu carro. Depois do pagamento da taxa e dos débitos do automóvel aguarde alguns dias para o CRLV ser entregue na sua casa, ou no endereço residencial informado no documento do veículo. O procedimento é simples, mas evite realizá-lo de última hora, pois poderá ter que aguardar em filas, fora que o documento encaminhado para a sua casa pode demorar ainda mais se tiver uma demanda grande de pessoas realizando a mesma solicitação.

Leia também:

1 comentário

  • vai perde ponto na carteira de ”trabalho ”

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.