Licenciamento de Veículos 2017

Licenciamento de Veículos 2017

Já estamos no fim do ano e é preciso começar a planejar o orçamento financeiro para pagar as contas, entre elas o licenciamento de…

Por Redacao em 26/10/2009

Já estamos no fim do ano e é preciso começar a planejar o orçamento financeiro para pagar as contas, entre elas o licenciamento de veículos 2017. Assim como o IPVA, a taxa é anual e obrigatória em todo o país.

 

Licenciamento de veículos 2017

 

O licenciamento de veículos é obrigatório em todos os estados do país. O valor varia entre R$ 50,00 até R$ 150,00 dependendo do estado. O valor refere ao novo Certificado de Registro e Licenciamento do veículo ou CLRV e tem validade por um ano.

 

Antes de realizar o licenciamento é preciso consultar e verificar se o veículo não contém débitos como: IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), oo seguro obrigatório DPVAT ou ainda possíveis multas.

 

Com o licenciamento em dia e o CLRV válido, o veículo pode circular pelas vias públicas nacionais.

 

 

Como fazer o licenciamento 2017?

 

O licenciamento pode ser realizado pela internet no site do Detran do Estado em que o veículo está registrado ou presencialmente. Por exemplo, no estado de São Paulo é possível realizar esse tipo de serviço no Poupatempo ou nos postos de atendimento do Detran com a opção de receber o documento atualizado pelos correios.

 

O valor pode ser pago pela internet, nas agências bancárias credenciadas ou ainda em caixas eletrônicos. Basta fornecer o número do Renavam (Registro Nacionl de Veículos Automotores).

 

As datas e valores variam por estado e o pagamento pode ser realizado no período estipulado ou no começo do ano juntamente com o IPVA. Para conferir a data limite de pagamento é preciso conferir o mês referente ao último número da placa do veículo.

 

Dicas importantes para licenciamento de veículos

 

Primeiro é importante quitar todas as dívidas do veículo e respeitar o calendário estipulado pelo Detran. Não é permitido constar restrições administrativas, judiciais como por exemplo, falta de transferência, registro de roubo, multas, entre outros.

 

Também é importante levar todos os documentos necessários para o licenciamento presencial. Eles podem ser consultados no próprio site do Detran.

 

Já, se você optar pelo licenciamento online é aconselhável realizar em menos de 15 dias úteis da data de vencimento e o endereço residencial deve ser o mesmo do cadastro do Detran. Em caso de mudança, deverá ser solicitada a alteração.

 

É importante lembrar que os veículos de órgãos públicos e entidades são isentos do pagamento do licenciamento anual.

 

Para mais informações sobre o licenciamento de veículos 2017 acesse a página do Detran do estado a qual o veículo está registrado.

 

 

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso

Minas Gerais

Pará

Paraíba

Pernambuco

Piauí

Paraná

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

Roraima

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Tocantins

 

O que acontece se não licenciar o veículo?

 

É permitido licenciar o veículo até o último dia da data de vencimento, mas é preciso prestar atenção nas datas porque pode levar mais de 15 dias para o novo documento chegar, caso a renovação seja feita via Correios ou pela internet.

 

Caso o motorista seja flagrado sem o documento ou com ele vencido responderá por infração, perderá pontos na carteira, deverá pagar multa e ainda terá o veículo apreendido até a comprovação da quitação do débito em aberto.

 

Também é essencial que os proprietários que estão com a dívida em aberta de outros anos regularizem com acréscimo de juros e multas. Caso, tenha mais de dois anos é preciso entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do Estado.

 

Por isso, é muito importante o pagamento em dia do licenciamento, IPVA e DPVAT para evitar transtornos e mais dívidas.

Top