Letícia Persiles é Capitu na Minisérie da Globo

Letícia Persiles

A personagem “Capitu” de Dom Casmurro da nova minissérie da Globo já foi escolhida, Letícia Persiles de 25 anos vocalista da banda Manacá, uma banda que junta folclore brasileiro com rock e música pop.

Uma das inspirações da banda é o Movimento Armorial do qual o paraibano Ariano Suassuna é o principal nome. Foi por aí que teve início o diálogo entre Persiles e Luiz Fernando Carvalho. O diretor estava fazendo a adaptação de uma das obras do autor, “A Pedra do Reino”, quando leu sobre o Manacá num jornal. Contatou a moça e, depois, convidou-a a viver a Capitu menina na minissérie

Para encarnar a Capitu de “Dom Casmurro” (1899), a atriz Letícia Persiles preferiu buscar sua principal referência não em livros sobre a sociedade carioca do século 19, onde o romance é situado, mas sim em uma obra sobre a França pré-revolucionária. “Capitu” é o título da adaptação para a TV do clássico de Machado de Assis. A minissérie, em cinco episódios, estréia amanhã, na Globo.

Mas, não, não adianta esperar que o mistério que assombra a literatura e inspira tratados psicanalíticos (Capitu traiu ou não o marido com seu melhor amigo, Escobar?) tenha uma conclusão na TV. Apesar de dar nome à minissérie, a mulher dos “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” não terá a chance de contar a sua versão da tragédia. Como no livro, ouviremos os fatos de um narrador casmurro e obcecado: Bento, interpretado pelo ator, poeta e apresentador Michel Melamed, em sua estréia na Globo.

Obs: Capitu será interpretada por Maria Fernanda Cândido em sua fase adulta.

Foto da Capitu: Letícia Persiles e Maria Cândido

Capitus

via FolhaOnline

9 Comments - Add Comment

Reply