Lesões no joelho: como evitar

PUBLICIDADE
Lesões nos joelhos são cada vez mais comuns (Foto: Divulgação)

Jogadores de futebol, vôlei, handebol, basquete e atletas de outras modalidades tomam um cuidado especial com relação as articulações, principalmente com os joelhos.  Porém, até mesmo as pessoas que não vivem da prática de esportes devem cuidar da saúde do nosso amortecedor natural: os joelhos.

Para aquelas pessoas que gostam de praticar a corrida como exercício diário, na manutenção da boa forma, o ideal que o faça em terrenos compostos por areia ou grama. Quando corremos o impacto na nossa estrutura corporal varia de três a cinco vezes a mais com relação ao nosso peso. Buscar espaços com superfícies mais macias faz toda a diferença, além disso, use tênis com amortecedores.

O joelho é um amortecedor natural (Foto: Divulgação)

Para quem está acima do peso o problema pode ser ainda maior. Isso porque o impacto de uma simples caminhada fica mais acentuado. Outro ponto negativo é com relação ao tempo em que a musculatura atua na distribuição dos impactos, ou seja, os músculos cansam mais rápido. Nessas circunstâncias o jeito é se livrar do excesso de massa corporal. Mude a alimentação e pratique mais exercícios.

PUBLICIDADE

Especialistas recomendam para quem pratica esportes o chamado intervalo de recuperação, que é uma boa estratégia para não forçar os joelhos. Depois de uma corrida de 10km, por exemplo, tendões, músculos, cartilagens e outras estruturas do corpo precisam descansar, para que isso aconteça é necessário um intervalo mínimo de 24 horas. Dependendo do tamanho do esforço a pessoa deve ficar “de molho” de 48 a 72 horas, para que estas partes do corpo se recuperem e estejam prontas para ajudar na distribuição dos impactos novamente.

Trabalhos de fortalecimento muscular fazem a diferença (Foto: Divulgação)

Se você já possui uma certa fragilidade nos joelhos ou em outras partes do corpo onde são comuns lesões,  é aconselhável fazer um fortalecimento para prevenir problemas. É preciso treinar movimentos em vez de músculos. Nas academias é natural ver pessoas praticando exercícios específicos para cada parte de seu corpo. O ideal é fazer esse tipo de procedimento pelo menos uma hora, em sessões de 30 minutos, cerca de três vezes na semana.

A alimentação também tem um papel fundamental na prevenção de lesões no joelho. Coma bem e ingira fibras e proteínas para que seu corpo tenha uma regeneração rápida se houver algum problema com relação a rompimentos de tendões e ligamentos, ou até estiramentos. Seguindo todas essas dicas com certeza sua saúde será preservada.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.