Lesões comuns em cinco esportes diferentes

Lesões comuns em cinco esportes diferentes

Saber quais são as lesões comuns em cinco esportes diferentes é algo bastante importante para quem pratica atividades físicas com regularidade, pois assim é…

Por Andre em 25/08/2014

Saber quais são as lesões comuns em cinco esportes diferentes é algo bastante importante para quem pratica atividades físicas com regularidade, pois assim é possível se prevenir para evitar esses problemas, mantendo o corpo ainda mais preparado para os exercícios.

Lesões comuns em cinco esportes diferentes (Foto: Divulgação)

Independente do tipo de esporte, quem o pratica está sujeito às lesões esportivas, principalmente quando há uma prática incorreta e o atleta não se aquece e alonga da maneira adequada, o que pode resultar em dores e distensões musculares.

As contusões ocasionadas nas modalidades praticadas individualmente podem ser as mesmas decorrentes dos esportes de contato, apesar de nesses últimos, haver o contato físico, que aumenta os riscos.

Lesões no joelho: como evitar

Saiba os benefícios da caminhada rápida

Lesões comuns em cinco esportes diferentes

As corridas costumam deixar lesionados os atletas que não se preparam bem (Foto: Divulgação)

As lesões mais comuns em alguns dos esportes mais praticados no país são as seguintes:

– Futebol

As lesões comuns no futebol, modalidade de alta exigência física, são o estiramento muscular, entorse leve de tornozelo, distensão dos músculos da coxa e contusões nas pernas.

– Vôlei

O vôlei traz altos índices de contusões, sendo as mais comuns a tendinite no joelho, a entorse leve de tornozelo, luxações nas mãos e tendinite nos ombros.

– Basquete

Assim como no futebol, o basquete apresenta muito contato físico, o que eleva os riscos de contusões esportivas. As lesões mais frequentes no basquete são tendinite nos ombros, entorse leve de tornozelo, tendinite de joelho e contusões nas pernas.

– Natação

Com o grande esforço feito para vencer a resistência da água, os nadadores estão mais sujeitos a lesões como tendinite nos ombros, tendinite de joelho, lesão no ombro e dor na coluna, que surgem principalmente quando os treinos são feitos inadequadamente.

– Corrida

Um dos esportes mais praticados no Brasil, a corrida também pode resultar em algumas contusões, principalmente nos atletas iniciantes e que não se preparam bem. As lesões mais comuns na corrida são a canelite, tendinite de joelho e entorse leve de tornozelo.

Como evitá-las

O futebol também apresenta um alto índice de contusões (Foto: Divulgação)

Agora que você já conhece as lesões comuns em cinco esportes diferentes, pode evitá-las fazendo uma preparação adequada antes de iniciar as atividades, não se esquecendo do aquecimento e do alongamento.

Usar equipamentos adequados, escolher bem o local onde praticar e não exagerar nos exercícios são algumas das outras maneiras de evitar as lesões esportivas.

Top