Lentes de contato – Gelatinosa ou rígida – Lentes com grau

As lentes de contato são usadas principalmente por quem não quer usar óculos ou então por estética, mudando a cor dos olhos, porém ela…

Lentes de contato

As lentes de contato são usadas principalmente por quem não quer usar óculos ou então por estética, mudando a cor dos olhos, porém ela pode ser indicada por um médico quando existe a diferença de grau importante entre os olhos ou uma córnea com irregularidades.

As lentes podem ser gelatinosas ou rígidas. Essas gelatinosas podem ser de uso contínuo ou descartável. Assim temos lentes gelatinosas com maior ou menor conteúdo de água, lentes que podem ser usadas por mais ou menos dias ou usos mais ou menos prolongados. As lentes mais rígidas, conforme o material, apresenta graus diferentes de permeabilidade ao oxigênio e os critérios de adaptação das mesmas dependem das características da lente.

O grau das lentes de contato, em especial as rígidas, são diferentes dos graus receitados para óculos. Isso porque são considerados alguns fatores: proximidade da lente ao olho (efeito corretor maior para as miopias e menor para as hipermetropias), variação conforme a curvatura da lente e as características do material da mesma.

Porém nem todas as pessoas podem usar as lentes de contato. É dever de o oftalmologista determinar quem pode usar, o grau e curvatura da lente e qual o melhor tipo de lente a ser usada.

Por isso antes de optar pela lente de contato é indispensável a visita ao oftalmologista.

Top