Lentes de contato: erros que podem comprometer a visão

De acordo com dados, mais de 1,7 milhões de brasileiros fazem uso de lentes de contato e esse mercado ainda tem muito para crescer. No entanto, apenas uma pequena minoria sabe como utilizar as lentes corretivas de forma adequada, o que pode colocar em risco a saúde dos olhos. Conheça os erros que podem comprometer a visão dos indivíduos que usam lentes de contato.

Algumas pessoas optam pelo uso de lentes de contato pela praticidade. (Foto: divulgação)

Conheça os principais erros dos usuários de lentes de contato

Separamos abaixo os principais erros que os indivíduos que usam lentes de contato podem cometer e ainda colocam em risco um dos sentidos mais importantes, a visão.

  • Enxaguar as lentes de contato com água corrente

A água, mesmo as que recebem tratamento adequado, podem ocasionar graves problemas às lentes de contato. Isso porque, mesmo as que são bem tratadas, não estão livres de microrganismos que podem causar doenças nos olhos, entre elas, a úlcera de córnea e alguma infecção.

  • Umedecer a lente de contato com saliva

Muitas vezes, o usuário de lente de contatosente-se incomodado com o ressecamento do produto e, na ausência do material de higiene apropriado, acabam reposicionando a lente e umedecendo-a com saliva ou água comum. Uma péssima ideia! Quando o indivíduo passa a salva na lente é como se ele estivesse mergulhando-a num local cheio de bactérias. Por isso, o ideal é utilizar ou soro fisiológico ou mesmo, recorrer às lágrimas artificiais para realizar a limpeza dos olhos e das lentes.

Conheça os principais erros cometidos pelos usuários de lentes de contato. (Foto: divulgação)

  • Reaproveitar a solução de limpeza

Um dos principais erros cometidos pelos usuários de lentes de contato é o reuso de materiais; Isso porque utilizar o produto de limpeza por diversas vezes, colabora com a contaminação o produto, podendo ocasionar diversos problemas à visão do indivíduo.

  • Utilizar o mesmo recipiente para guardar as lentes de contato, por muito tempo

Caso o indivíduo não tenha paciência para limpar e armazenar as lentes de contato e os locais que elas são armazenadas, é melhor que ele considere o uso de lentes descartáveis, o uso de óculos ou, até mesmo, a cirurgia ocular. Os recipientes para armazenamento devem ser trocados a cada quatro meses, isso porque eles não ficam livres de contaminação ao longo do uso.

  • Desconsiderar a sensação de incomodo provocada pelo uso das lentes de contato

Diante de qualquer incomodo provocado pelo uso das lentes de contato, é recomendável que o indivíduo procure o médico oftalmologista. Isso porque o desconforto, a vermelhidão e o embaçamento visual podem ser manifestações de alguma infecção ocular e que merece tratamento imediato.

Diante de qualquer manifestação é importante buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação

Muitos indivíduos recorrem ao uso de lentes de contato, pela sua facilidade e também, por questão de estética. Após conhecer mais sobre os erros do uso de lentes de contato e que podem comprometer a visão, é importante ficar atento às manifestações e buscar o atendimento de especialista, o quanto antes para iniciar o tratamento específico.

Reply