Lente de contato para os dentes: saiba mais

Élida Santos 01/01/2013 Beleza

Algumas pessoas não conhecem essa novidade recente que está fazendo sucesso nos consultórios odontológicos. As lentes dentárias, que tem como uma das funções criar um sorriso mais harmônico corrigindo pequenas imperfeições, também são aliadas na hora de disfarçar uma fratura, manchas ou espaço entre os dentes. Esses itens são compostos por uma cerâmica especial. Por serem finas, as lentes dentárias acabam sendo quase que imperceptíveis, o que é considerado o seu grande diferencial com relação aos outros acessórios com mesma função. Além disso, não desgastam tanto a superfície dos dentes.

Leia mais sobre: Conheça as lentes de contato para dentes

As lentes de contato funcionam muito bem como procedimento estético (Foto: Divulgação)

No entanto, as lentes dentárias não são capazes de arrumar defeitos grandes. Nessa situação, as facetas e as coroas continuam a melhor opção. Porém, os dentistas é que vão saber indicar o tratamento mais adequado para cada paciente, após análise cuidadosa de cada caso. Quem puder usar a lente terá que fazer uma sob medida para cada dente, depois de o especialista tirar um molde da arcada do paciente. O item é colocado sobre a unidade que necessita reparo em uma consulta, sem dificuldades.

Como as lentes dentárias são colocadas?

Em geral,para fixar as lentes de contato dentárias, o dentista conta com a ajuda de um ceramista (profissional técnico em prótese dental – TPD), que é o responsável por fabricar as lentes de porcelana. A pesar de ser confeccionada de modo artesanal, com muito cuidado para não se perder o item durante a sua composição, as lentes são muito resistentes, não sendo possível quebrá-las com tanta facilidade.

Saiba mais sobre: Lente de contato para dentes, preço

O sorriso fica muito mais bonito com lentes de contato (Foto: Divulgação)

Vantagens da lente dentária

A lente para dentes tem muitas vantagens, como por exemplo, ser indolor e pouco invasiva. O produto dura muitos anos, mas é preciso tomar alguns cuidados, como evitar o contato direto com alimentos muito duros. Nem sempre é preciso colocar as lentes em todos os dentes, tudo depende do motivo pelo qual o item foi indicado para o paciente. Em média, a espessura do produto é de 0,2 milímetro. O custo é muito variado, por isso é preciso conversar com o seu dentista antes de decidir colocar as lentes dentárias.

Outros artigos

Foto do New Beetle conversível

17/02/2009

Foto do New Beetle conversível

A Volkswagen está com mais uma novidade, o lançamento do New Beetle conversível. O carrovai receber estofado e acabamento na cor vermelha. Além da pintura metálica e...