Leite: mitos e verdades

Apesar de ser uma excelente fonte de cálcio e outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, o leite ainda é um dos…

Apesar de ser uma excelente fonte de cálcio e outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, o leite ainda é um dos alimentos que mais geram polêmica quanto o consumo. Esclareça várias dúvidas sobre o assunto e conheça alguns mitos e verdades sobre o leite.

Conheça mais sobre as vantagens do consumo de leite.

O consumo de leite ainda é bastante polêmico. (Foto: divulgação)

O leite é um alimento que deveria ser evitado

Mito. Apesar de haver muita especulação sobre o assunto e várias contradições, atualmente ainda prevalecem os estudos que apontam que a única contraindicação para o consumo do leite é a ocorrência de alergias.

O leite orgânico é mais saudável do que normal

Mito. Apesar das vacas produtoras de leite orgânico não receberem hormônios ou antibióticos e nem se alimentarem de pastos com fertilizantes, os dois tipos de leite são bastante seguros para o consumo humano. As leis nacionais estabelecem regras rígidas, garantindo que todo leite comercializado esteja livre de qualquer tipo de resíduo que possa ser prejudicial à saúde.

Alergia à proteína do leite é diferente de alergia à lactose

Verdade. A alergia ocorre quando o corpo monta uma resposta imunológica contra as proteínas do leite, independentemente se ele for de vaca, cabra ou búfala. Isso acontece porque o organismo reconhece essa proteína como potencial agente patogênico, e monta uma responsa exagerada e sem sentido, que resulta em sintomas como urticária e diarreia. A alergia à lactose é uma situação diferente, em que o indivíduo possui deficiência de uma enzima chamada lactase, responsável por digerir a lactose, que então acaba se acumulando na luz intestinal, é fermentada por bactérias e causa diarreia.

O Brasil possui regras rígidas de controle de qualidade. (Foto: divulgação)

Entenda a diferença entre intolerância e alergia alimentar.

Leia Também:  Saiba como superar o medo de dirigir

Beber muito leite pode dar pedras nos rins

Mito. A ocorrência de pedras nos rins está intimamente ligada ao excesso de cálcio no organismo, que se deposita e gera os cálculos renais. Porém, segundo especialistas no assunto, reduzir o cálcio da dieta não é o suficiente para evitar que isso aconteça, uma vez que pessoas com litíase renal possuem outros mecanismos envolvidos na gênese do problema.

O leite faz engordar

Verdade. Apesar de ser uma bebida, o que pode passar a falsa ideia de ser menos calórico, o leite é rico em gorduras e energia, que podem resultar em aumento de peso. Para quem anda preocupado com a silhueta, a dica é optar por produtos com teor reduzido de gordura, que devem ser consumidos em quantidades moderadas.

Leite desnatado é o leite integral com adição de água

Mito. O leite desnatado possui o teor reduzido de gordura saturada e colesterol, se comparado ao leite integral. Não há nenhum acréscimo de água e nem mesmo a diminuição de nenhum nutriente.

Leite em excesso faz engordar. (Foto: divulgação)

O leite é um alimento bastante completo e popular, servindo como boa fonte de cálcio e energia, além de vitaminas e outros minerais. O consumo dessa bebida ainda é bastante polêmico, pois existem estudos contraditórios a respeito do assunto, o que acabou gerando vários mitos sobre o consumo do leite.

Top