Leite materno: como doar

Algumas mulheres quando estão amamentando produzem quantidades de leite maiores do que bebê necessita, possibilitando a doação de leite materno para um Banco de Leite Humano. No Brasil, existem vários bancos leite espalhados em várias cidades, facilitando a doação. Saiba mais sobre o assunto e veja como doar leite materno.

As mulheres que produzem muito leite podem ser doadoras ao Banco de Leite. (Foto: divulgação)

Bancos de leite no Brasil

O Brasil possui a maior rede de Banco de Leite do mundo, contando com 202 bancos e 98 pontos de coleta em todo o país, sendo todos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o Ministério da Saúde, o banco de leite é um centro especializado ligado a hospitais materno ou infantil que realiza as coletas de leite e também promove o aleitamento de outros bebês. Além disso, esses centros garantem o processamento e qualidade das doações. O leite coletado é distribuído para bebês prematuros ou internados em unidades de tratamento intensivo.

Procure o banco de leite mais próximo da sua casa para doar. (Foto: divulgação)

Veja também o leite materno é importante 

Como doar leite materno

Para ser uma doadora de leite é só entrar em contato com um Banco de Leite Humano mais próximo de você ou uma unidade de saúde para maiores informações.

Os bancos de leite realizam um cadastramento detalhado das doadoras, além de acompanhar o processo de aleitamento e orientar sobre a doação. É necessário que o bebê da mãe doadora esteja recebendo o leite materno, a não ser em casos específicos pelos quais ele não possa ser amamentado.

Algumas mulheres que têm bebês prematuros realizam a ordenha no hospital para estimular a produção de leite, mesmo que o bebê ainda não mame. Esse leite é armazenado cuidadosamente pelos bancos de leite. Como o leite é destinado para prematuros ou pacientes em UTIs neonatais, existe um controle rígido da saúde da doadora. Os requisitos principais solicitados para doação são:

  • Comprovar o estado de saúde apresentando os exames de pré ou pós-natal;
  • Não fumar;
  • Não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação e saúde do leite;
  • Não fazer uso de bebidas alcoólicas ou drogas.

    Seja você também uma doadora de leite materno. (Foto: divulgação)

Saiba mais como doar leite materno 

A doação de leite materno é muito importante, pois muitos bebês necessitam desse alimento tão precioso e muitas mães não podem amamentá-los. Para ser uma doadora é necessário procurar o Banco de Leite mais próximo para fazer a doação. Para saber mais sobre a doação de leite materno acesse o link do portal da saúde e confira.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

One Response - Add Comment

Reply