Leite funcional: saiba mais sobre a bebida

O leite funcional é uma novidade brasileira que está dando o que falar e promete vários benefícios para a saúde humana. Fique por dentro…

O leite funcional é uma novidade brasileira que está dando o que falar e promete vários benefícios para a saúde humana. Fique por dentro do assunto, esclareça as principais dúvidas e entenda o que é o leite funcional.

O leite é um item importante no cardápio infantil. (Foto: divulgação)

O que é o leite funcional

O leite de vaca é um produto bastante presente na alimentação humana, especialmente no cardápio de crianças. Essa bebida é capaz de fornecer elementos importantes ao adequado funcionamento do organismo, como proteínas, lactose, gordura, vitaminas e minerais.

Como o leite bovino existe naturalmente para suprir todas as necessidades nutricionais dos bezerros e não de humanos, pesquisadores têm se empenhado em modificar sua composição, de forma que fique mais interessante à nutrição humana.

Pesquisadores brasileiros tiveram a ideia de complementar a alimentação das vacas com o dobro das quantidades normalmente exigidas de selênio e vitamina E, além de também acrescentarem o óleo de girassol.

O leite funcional é uma novidade brasileira que está dando o que falar. (Foto: divulgação)

Essa medida, além de auxiliar na nutrição e saúde das vacas, reduzindo a ocorrência de mastite e aumentando a produção de leite, ainda resultou em um leite com propriedades mais saudáveis aos humanos, com uma concentração muito maior de selênio e vitamina E, além de uma composição de gordura que favorece o aumento do HDL, considerado o “colesterol bom” do organismo.

Ultimas pesquisas sobre o assunto

Pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da USP estão desenvolvendo um projeto inédito no país: um estudo que une a avaliação zootécnica e a análise da saúde humana. O leite funcional foi ofertado, durante 3 meses, a 90 crianças  com idade entre 7 e 10 anos, moradoras da cidade de Casa Branca/SP. Apesar dos testes ainda estarem em andamento e dos dados coletados necessitares de uma avaliação mais minuciosa, ficou evidente as altas concentrações de selênio e vitamina E no sangue das crianças pesquisadas, além de níveis mais elevados de HDL. O resultado tem animado os pesquisadores.

Leia Também:  5 maneiras evitar bolhas nos pés

Em uma segunda fase do trabalho, realizada na cidade de Ribeirão Preto, os cientistas introduziram o leite funcional na alimentação de 130 idosos moradores da Casa do Vovô e da Amizade. O estudo, que se iniciou em setembro de 2012, será finalizado em dezembro de 2013, e a expectativa é grande.

O leite funcional é enriquecido com selênio, vitamina E e gorduras boas. (Foto: divulgação)

O leite funcional é o resultado de uma nova técnica de produção de leite enriquecido, criados por pesquisadores brasileiros que tiveram a ideia de alterar a alimentação da vaca. O resultado é uma bebida produzida por um processo totalmente natural, mas que tem sua composição alterada, de modo a favorecer o desenvolvimento e a saúde dos humanos que a consomem.

Top