Leilão DETRAN 2012

PUBLICIDADE
Leilões DETRAN (Foto: Divulgação)

O DETRAN – Departamento de Trânsito é o órgão responsável pela legalização de veículos, liberação de Carteiras de Habilitação (CNH) e registros de infrações em todo o país e, é também o responsável pelo maior leilão de carros e motos do país. Entenda por quê!

Todos os anos milhares de carros e motos são apreendidos pela Policia Rodoviária por licenciamento atrasado, falta de placas de identificação, placa ilegível ou adulterada, lacre violado, excesso de velocidade e outras irregularidades.

Com tantos carros e motos nos pátios do órgão, o jeito foi vendê-los pela melhor oferta por meio de leilões anuais. Mas não é tão simples assim e o primeiro proprietário pode reaver o veículo.

PUBLICIDADE
O leilão é uma chance para os proprietários reaverem seus veículos. (Foto: Divulgação)

De acordo com a Portaria 938 o proprietário deve ser avisado sobre o prazo de 90 dias para reclamar o veículo e, legalizar a situação como pagar as multas pendentes, por exemplo, e ter de volta o carro ou a moto.

Passados os 90 dias sem que o proprietário se manifeste ou a situação tenha sido resolvida, o veículo é enviado para a lista do leilão a ser realizado naquele ano. Novamente, uma autoridade de trânsito notifica o proprietário sobre o prazo de 20 dias corridos para que o veículo possa ser resgatado. Caso o notificado não entre em contato novamente o aviso será publicado, uma vez publicado ele terá o prazo de 30 dias para retirada do veículo.

O leilão é anunciado em jornais impressos de grande circulação, em comerciais na TV, internet e rádio para que o maior número de pessoas possível sejam avisadas da grande oportunidade de pagar um preço muito menor que o original por um veículo em perfeitas condições e para que os pátios do DETRAN que têm capacidade para 8 mil motos e 4.350 carros sejam esvaziados.

Dois dias antes do leilão os portões são abertos para os interessados observarem os veículos e escolherem aquele pelo qual darão seu lance. No dia do leilão, já com o modelo em mente, os futuros proprietários ou os antigos levam a compra desde que acertem os valores atrasados das multas, documentos e afins. Para participar do leilão é preciso RG, CPF, comprovante de residência e ao menos 30% do valor cobrado, valor este envolvendo o custo do veículos mais pendências.

Motos, kombis e vans são os mais vendidos. (Foto: Divulgação)

Os veículos mais vendidos geralmente são motos, kombis e vans (automóveis usados em transporte público). Caso esteja pensando em adquirir um, fique atento ao site do DETRAN http://www.detran.sp.gov.br/ e confirme as datas e horários da visitação e do leilão.

PUBLICIDADE

Leia também:

3 Comentários

  • quando vai ser o proximo leilão de carros e motos de belo horizonte ou betim?

  • quero sabe quando vai ser o próximo leilão na bahia quero esta informado.

  • quero saber o dia que acontecera o proximo leilão em itaborai de 2012

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.