Você está em: MundoDasTribos > Notícias> Lei das mochilas escolares

Lei das mochilas escolares

A Lei das Mochilas foi aprovada na última semana pela Câmara dos Deputados.

Com a lista de material escolar ficando cada vez maior, o peso das mochilas também está aumentando. E isso pode acarretar sérios problemas à saúde dos alunos, que ficam sobrecarregados tendo que levar tantos produtos.

Para preservar a integridade física dos estudantes e preveni-los contra futuras lesões, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou na última semana um projeto de lei que estabelece que as mochilas escolares não podem ter mais do que 15% do peso corporal dos alunos.

De autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), o texto passará para apreciação no Senado Federal. A proposta inicial era de que o peso máximo não fosse superior a 10% do peso do estudante.

O texto prevê que as mochilas não podem ter peso superior a 15% do peso do aluno.

O deputado revelou que aproximadamente 70% dos problemas na coluna vertebral apresentados por adultos têm origem na infância e na adolescência (segundo Sandes Junior, os dados são da Sociedade Brasileira de Ortopedia). Com isso, ele explica que o peso excessivo da mochila escolar pode agravar este processo, trazendo consequências piores.

Saiba Como escolher a mochila certa.

De acordo com o projeto, no caso do ensino médio, será de responsabilidade do próprio estudante fazer uma declaração escrita do peso da mochila. Já a declaração dos alunos do ensino fundamental, bem como da creche e da pré-escola, ficará ao encargo dos pais ou dos responsáveis pela criança.

O texto ainda prevê a realização de uma campanha por parte do governo com o intuito de conscientizar os jovens sobre o peso máximo do material escolar. Caso a lei entre vigor, muitos alunos terão que se adaptar a esta exigência, já que é grande o número de estudantes que andam com mochilas sobrecarregadas de material. O mesmo também vale para as escolas, que deverão criar alternativas para que os jovens não precisem andar com tanto peso.

Como evitar problemas e lesões

Com algumas medidas, é possível reduzir o risco de lesões provocadas pelo sobrepeso.

A principal recomendação para evitar problemas oriundos do sobrepeso de mochilas é levar apenas o necessário. Além disso, o modelo precisa ser adaptado ao tamanho da criança e, no caso dos mais pequenos, o ideal é usar acessórios com rodas. Agora, se preferir as mochilas convencionais, veja quais possuem alças largas e reforçadas. Na hora de usá-las, ajuste a as tiras para que a mochila fique próxima do seu corpo. Já os pais devem checar o material e eliminar possíveis excessos.

Confira algumas Dicas de postura para carregar mochila escolar.

Só assim é possível garantir ao menino ou menina um desenvolvimento saudável e longe dos transtornos que tanto incomodam os adultos.

Recomendado para você
Notícias

Entenda os significados dos símbolos maçônicos

Notícias

Wise Up Online

Notícias

Classificados Tim Tim por Tim Tim

Notícias

SESI e SENAI cursos gratuitos para Parnaíba 2018

Comentários
  1. Ricardo disse:

    Porque a demora em votar esta lei tão importante para a saude das nossas crianças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *