Lei das mochilas escolares

PUBLICIDADE
A Lei das Mochilas foi aprovada na última semana pela Câmara dos Deputados.

Com a lista de material escolar ficando cada vez maior, o peso das mochilas também está aumentando. E isso pode acarretar sérios problemas à saúde dos alunos, que ficam sobrecarregados tendo que levar tantos produtos.

Para preservar a integridade física dos estudantes e preveni-los contra futuras lesões, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou na última semana um projeto de lei que estabelece que as mochilas escolares não podem ter mais do que 15% do peso corporal dos alunos.

De autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO), o texto passará para apreciação no Senado Federal. A proposta inicial era de que o peso máximo não fosse superior a 10% do peso do estudante.

PUBLICIDADE
O texto prevê que as mochilas não podem ter peso superior a 15% do peso do aluno.

O deputado revelou que aproximadamente 70% dos problemas na coluna vertebral apresentados por adultos têm origem na infância e na adolescência (segundo Sandes Junior, os dados são da Sociedade Brasileira de Ortopedia). Com isso, ele explica que o peso excessivo da mochila escolar pode agravar este processo, trazendo consequências piores.

Saiba Como escolher a mochila certa.

De acordo com o projeto, no caso do ensino médio, será de responsabilidade do próprio estudante fazer uma declaração escrita do peso da mochila. Já a declaração dos alunos do ensino fundamental, bem como da creche e da pré-escola, ficará ao encargo dos pais ou dos responsáveis pela criança.

O texto ainda prevê a realização de uma campanha por parte do governo com o intuito de conscientizar os jovens sobre o peso máximo do material escolar. Caso a lei entre vigor, muitos alunos terão que se adaptar a esta exigência, já que é grande o número de estudantes que andam com mochilas sobrecarregadas de material. O mesmo também vale para as escolas, que deverão criar alternativas para que os jovens não precisem andar com tanto peso.

Como evitar problemas e lesões

Com algumas medidas, é possível reduzir o risco de lesões provocadas pelo sobrepeso.

A principal recomendação para evitar problemas oriundos do sobrepeso de mochilas é levar apenas o necessário. Além disso, o modelo precisa ser adaptado ao tamanho da criança e, no caso dos mais pequenos, o ideal é usar acessórios com rodas. Agora, se preferir as mochilas convencionais, veja quais possuem alças largas e reforçadas. Na hora de usá-las, ajuste a as tiras para que a mochila fique próxima do seu corpo. Já os pais devem checar o material e eliminar possíveis excessos.

Confira algumas Dicas de postura para carregar mochila escolar.

PUBLICIDADE

Só assim é possível garantir ao menino ou menina um desenvolvimento saudável e longe dos transtornos que tanto incomodam os adultos.

Leia também:

1 comentário

  • Porque a demora em votar esta lei tão importante para a saude das nossas crianças?

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.