Lavar cabelo fino: cuidados, dicas

Apesar de os cabelos finos parecerem exigir menos trabalho, no dia a dia, eles também precisam de certos cuidados. Devido à sua espessura, costumam…

Apesar de os cabelos finos parecerem exigir menos trabalho, no dia a dia, eles também precisam de certos cuidados. Devido à sua espessura, costumam ser mais frágeis. Em alguns casos, tornam-se quebradiços (embora isso não seja uma regra) e, em grande parte, são também oleosos. Quando não tem cuidados adequados com a cabeleira, até mesmo os fios grossos podem se tornar mais finos. Nos casos de queda e enfraquecimento, os cabelos também acabam afinando. É preciso ter muito cuidado com eles. A atenção começa com a lavagem. Veja dicas para lavar cabelos finos.

Cabelos finos também dão trabalho (Foto: Divulgação)

Produtos para cabelos finos

É primordial que as pessoas aprendam a escolher o xampu ideal para cada tipo de cabelo. Este é um cuidado que muitos não tomam, mas que faz toda a diferença, na aparência dos fios. Portanto, para lavar cabelos finos, é preciso usar xampu e condicionador indicados para eles.

Ao lavar os cabelos, massageie-os com muito cuidado. Se possível, desembarace-os, antes da lavagem. Não exagere na quantidade de xampu, pois isso não é necessário (exceto quando a raiz é muito oleosa). Pouca coisa já ajuda a limpar e ainda contribui para que os cabelos fiquem mais leves e com volume.

Pentes de cerdas largas quebram menos os cabelos (Foto: Divulgação)

Deve-se massagear os cabelos finos, sem esfregá-los demais. Assim, evita-se que eles fiquem exageradamente embaraçados, após a lavagem. Depois do enxágue, aplique o condicionador e, novamente, massageie. Desfaça nozinhos, usando as pontas dos dedos. Uma dica, nesta hora, é usar o mínimo possível do produto, compensando-o com um bom leave-in. Ao terminar, retire o excesso de água, usando as mãos. Aperte dos fios, mas não os estique, forçando-os.

Continuar Lendo  Curvex: como escolher

Use a toalha, secando delicadamente os cabelos. O melhor é sempre apertá-los, entre o tecido. Nunca esfregue demais a toalha, a fim de evitar muitos nós.

Depois do banho

O uso de secador é permitido (Foto: Divulgação)

Pode-se secar os cabelos finos, usando secador. Basta proteger os fios, aplicando um protetor térmico que, muitas vezes, é o próprio leave-in. O produto também ajuda a desembaraçar os cabelos. Use um pente com cerdas largas (de preferência de madeira) e desfaça os nozinhos, começando pelas pontas. Ao secar, mantenha a distância de, no mínimo, 29 centímetros, entre o secador e a cabeça.

Dar volume ao cabelo fino ajuda a deixá-lo mais vistoso. Existem muitos produtos para isso. O mousse ou as pomadas em pó são boas alternativas. Também deve-se intercalar os cuidados com produtos para tratar, hidratar e fortalecer cabelos finos. Aposte em hidratações, no mínimo, quinzenais. O produtos para tratamento, como a queratina, a manteiga de karité e os óleos de frutas também são bons aliados, na hora de cuidar dos fios finos.

Top