Editorial MDT 18/04/2012 Bem Estar

A lasanha é um prato muito consumido no Brasil. Com uma variedade de ingredientes, é possível sair da tradicional lasanha com massa de macarrão, queijo e molho e preparar uma receita bem saborosa. A lasanha de abobrinha e queijo, que também leva batatas e berinjelas, é saudável e saborosa. Saiba como prepará-la.

A receita pode levar outros ingredientes como berinjela e tomates (Foto: divulgação)

Lasanha de abobrinha e queijo

Receita 1

Ingredientes

1 quilo de batatas grandes descascadas

2 berinjelas cortadas em fatias no sentido horizontal

2 abobrinhas cortadas em fatias no sentido horizontal

4 tomates cortados em rodelas

300 gramas de mussarela ralada de modo grosseiro

Pimenta e orégano a gosto

Salsa picada a gosto

Sal a gosto

Azeite

Modo de preparo

Após cozinhar as batatas com água e sal até ficarem macias, aguarde esfriar e corte-as no sentido horizontal. A parte, em uma vasilha, ponha a berinjela e sal. Coloque para descansar por alguns minutos, depois para escorrer a água e finalmente, esprema com as mãos. Em uma frigideira, de preferência antiaderente, coloque o azeite para aquecer e as fatias de berinjela e a abobrinha para grelhar.

Unte um refratário com manteiga e nele monte a lasanha. Alterne as camadas de batata, abobrinha, berinjela e tomate (já regadas com azeite e com a pimenta, o orégano, a salsa). Polvilhe as camadas com a mussarela. Após a última camada, coloque o restante da mussarela. Ponha em um forno preaquecido a 220°C por 25 minutos ou até que a lasanha fique dourada. Essa receita rende seis porções, com 318 calorias cada uma.

A abobrinha é fonte de vitamina C, betacaroteno, cálcio, fósforo e ferro (Foto: divulgação)

Receita 2

Ingredientes

2 a 3 abobrinhas italianas grandes (fatiadas em rodelas de cerca de 3mm)

1 rolo de 500 gramas de massa para pastel

350 gramas de queijo mussarela fatiado

80 gramas de queijo mussarela ou minas, temperado com alho e pimenta fatiada

80 gramas de queijo parmesão ralado

Azeite

Modo de preparo

Escalde as abobrinhas fatiadas em água fervida durante cinco minutos. Corte a massa de pastel de acordo com o tamanho e formato da assadeira. Use o azeite para untar a assadeira e coloque uma camada de massa e uma de abobrinha. Polvilhe o parmesão sobre as camadas e regue com azeite sobre todas as rodelas da abobrinha.

Em seguida, ponha uma camada de mussarela. Alterne as camadas e finalize com uma de massa de pastel, queijo temperado e parmesão. Asse em forno preaquecido a 200°C de 20 a 25 minutos ou até que a lasanha fique dourada.

Lasanha de abobrinha e queijo (Foto: divulgação)

Outros artigos

Inscrições abertas para Telecurso TEC

11/10/2011

Inscrições abertas para Telecurso TEC

Estão abertas as inscrições para todas as pessoas que acompanham o Telecurso TEC, pela TV, pelos livros e pela internet, os cursos oferecidos pelo programa são o...

Carnaval 2013 na Bahia

11/01/2013

Carnaval 2013 na Bahia

O Carnaval da Bahia é conhecido como um dos mais belos e animados de todo o Brasil e por isso é muito procurado por turistas de todas as partes do mundo, principalme...

Dicas para passear com o cachorro

27/11/2013

Dicas para passear com o cachorro

Muitas pessoas, quando adquirem um cão, esperam que os dias de passeio com o amiguinho seja de puro prazer e relaxamento, para ambas as partes. Acontece que quase to...