Lareira Na Sala: Como Decorar a Sua

Ao se acomodar perto de uma lareira, a pessoa pode ler tranquilamente um livro, participar de um bate-papo com os amigos, saborear uma bebida…

Ao se acomodar perto de uma lareira, a pessoa pode ler tranquilamente um livro, participar de um bate-papo com os amigos, saborear uma bebida quente ou mesmo criar um clima romântico. O fogo é uma excelente companhia, principalmente nos dias de inverno. Apesar de ser típico entre os europeus e norte-americanos, a lareira também está invadindo as casas brasileiras.

A lareira é um elemento construído com o objetivo de aumentar a sensação de aconchego dentro de casa. Convidativa e agradável principalmente durante os dias frios, ela aquece os ambientes e transforma uma atmosfera com empatia. Antes de iniciar a construção de uma lareira na sala de estar é necessário montar um planejamento e considerar a delimitação do espaço.

Há vários tipos de lareira disponíveis atualmente no mercado. Algumas versões modernas funcionam a gás, já outras preservam o uso da lenha para aquecer a casa. Independente do mecanismo usado para obter uma atmosfera aconchegante, a lareira deve favorecer a recepção de amigos e familiares.

As idéias para decorar com lareira são variadas e revelam a compatibilidade com diferentes estilos. Uma sala que conta com o elemento possui um clima agradável e favorece o conforto das pessoas. Os interessados em construir lareiras podem encontrar inspiração em projetos prontos e desenvolver uma proposta de decoração com personalidade.

Nem sempre o indivíduo tem condições de construir uma lareira, ele precisa consultar um profissional especializado para desenvolver o projeto. Dessa forma, consideram-se informações sobre medidas, materiais, funcionalidades, acabamento e tecnologia. Algumas lareiras se destacam na decoração devido o visual mais moderno, já outras preservam traços clássicos e se embasam numa proposta retrô bem acolhedora.

Ao elaborar o planejamento de uma lareira é necessário considerar diversos fatores, afinal, o elemento não atua sozinho na decoração. Procure se preocupar com o estilo que predomina no ambiente, o padrão da mobília e os objetos decorativos. Fazendo as combinações perfeitas é possível criar um cenário harmonioso para reunir pessoas queridas.

Continuar Lendo  Novidades de lingerie de noiva 2013

A lareira precisa aproveitar o espaço durante a sua construção, por isso a importância de considerar as medidas. O acabamento também é um ponto forte no projeto, então aposte fotografias para ilustrar com estilo a parede da lareira. Dependendo da idéia, é possível ainda usar prateleiras para distribuir objetos decorativos e aumentar o impacto da decoração.

A sala de estar com lareira pode adotar uma aparência mais ousada e invocar elementos da decoração contemporânea. Nesse caso, vale à pena notar a presença da assimetria e designs inovadores. O efeito estético demonstra mais riqueza e vivacidade quando o colorido está presente no visual da lareira, como é o caso da aplicação de papel de parede que consegue melhorar uma proposta.

Nem sempre a lareira precisa ficar acessa, em especial durante os dias de calor. Assim, é válido aproveitar o interior com um acabamento diferenciado. Uma sugestão criativa é a montagem de arranjo com lenhas, pinhas ou até mesmo livros. De repente até as velas ou peças retrô ajudam a criar uma proposta bem interessante de decoração para o interior da lareira.

Caso os proprietários da casa busquem uma decoração mais contida, recomenda-se adotar uma lareira minimalista na sala de estar. A idéia dispensa o uso de peças pequenas como acabamento e valoriza um visual mais simples, arrojado.

Confira a seguir uma galeria de fotos de lareiras decoradas e tenha boas idéias para montar o seu projeto.

Top