Laranja ajuda a evitar o AVC

PUBLICIDADE
De acordo com pesquisas, o AVC pode ser evitado com o alto consumo de laranjas e outras frutas cítricas. (Foto: Divulgação)

O AVC ou Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como derrame, acontece por causa de um entupimento ou de um rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais. Por isso, a pessoa pode ficar com uma parte do corpo paralisada, ter dificuldade de se movimentar e de falar e perder a acuidade visual. Para que o AVC não aconteça, é preciso ter uma boa alimentação e um estilo de vida saudável. E para quem quer realmente se ver livre desse mal, cientistas norte-americanos e ingleses descobriram que a laranja ajuda a evitar o AVC.

O estudo foi realizado pela Universidade de Esta Anglia, da Inglaterra, em parceria com a Harvard School of Medicine, dos Estados Unidos. Nele, os cientistas analisaram os dados sobre o risco do Acidente Vascular Cerebral em aproximadamente 70 mil enfermeiras norte-americanas. Para tanto, eles focaram na alimentação dessas mulheres, especialmente nas formas de flavonóides, substâncias encontradas em plantas.

A pesquisa mostrou que os flavonóides cítricos, também conhecidos como flavanonas, estariam associados a uma redução no risco do AVC. Sendo assim, o estudo comprovou que quanto mais frutas cítricas forem ingeridas, menos riscos de um Acidente Vascular Cerebral você terá. Entretanto, os cientistas avisam que serão necessárias pesquisas mais detalhadas para que a comprovação de tal benefício da laranja seja certa. Além disso, pessoas que usam medicamentos controlados precisam consultar os seus médicos antes de ingerirem frutas cítricas em grandes quantidades, já que as substâncias contidas nelas podem afetar o bom funcionamento dos remédios.

PUBLICIDADE
Se você toma remédios fortes, consulte o seu médico antes de ingerir grandes quantidades de cítricos. (Foto: Divulgação)

Além da laranja, outras frutas cítricas são o abacaxi, a jabuticaba, a cidra, o limão, a acerola, a tangerina, a romã, a toranja, a nêspera, o marmelo, a ameixa, o caju, o morango, a pêra, a goiaba, a manga, o caqui, o maracujá, a uva, a carambola, o pêssego e a maçã.

Além da laranja, há várias outras frutas cítricas. (Foto: Divulgação)

Enquanto essa pesquisa não é comprovada, vale a pena continuar consumindo a laranja e outras frutas cítricas, afinal, se elas não evitarem o AVC, combaterão outras doenças como a gripe, o resfriado e até o câncer. Portanto, coma-as de montão!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.