Lanches que engordam pouco: dicas, receitas

Lanches que engordam pouco: dicas, receitas

A sensação de fome entre as refeições é muito comum e não deve ser temida. Fazer um lanche pela manhã e a tarde é…

Por Editorial MDT em 04/10/2012

A sensação de fome entre as refeições é muito comum e não deve ser temida. Fazer um lanche pela manhã e a tarde é indispensável, mas desde que seja com alimentos corretos. Pensando nisso, selecionamos dicas e receitas de lanches que engordam pouco. Confira.

As frutas e iogurtes naturais são ótimas opções de lanches que engordam pouco. (Foto: divulgação)

Benefícios do lanches

Fazer pequenos lanches no meio da manhã e da tarde é indispensável, principalmente para quem deseja perder peso. Esse hábito ajuda a manter o equilíbrio do metabolismo e controla a fome até a próxima refeição. Porém, esses lanches devem conter poucas calorias, sódio, gorduras trans e deve ser rica em nutrientes benéficos a saúde.

O ideal é que essa refeição seja composta por um carboidrato (torradas, bolachas ou frutas), uma proteína (queijo, peito de peru) e gorduras boas (sementes oleaginosas). Esses alimentos possuem um excelente valor nutricional e evitam picos glicêmicos, que atrapalham no emagrecimento.

Existem vários tipos de lanches que engordam pouco. (Foto: divulgação)

Veja também lanches que possuem poucas calorias 

Dicas e receitas de lanches que engordam pouco

1. Sanduíche de pão sírio integral com ricota: o sanduíche de pão sírio com uma fatia de ricota contém menos de 93 calorias. Esse lanche é rico em fibras, carboidratos e proteínas. Esse sanduíche proporciona mais energia e saciedade a quem consome.

2. Iogurte desnatado com mel: para fazer esse lanche é preciso uma colher de sopa de mel e um pote de iogurte desnatado. É um lanche pouco calórico, contendo aproximadamente 90 calorias. O iogurte ajuda a formação e manutenção da flora intestinal. Já o mel proporciona energia e fortalece o sistema imunológico.

3. Bolacha de água e sal com cottage: comer duas bolachas de água e sal integrais é uma excelente opção, acompanhada com queijo cottage. A bolacha integral é rica em vitaminas, fibras, minerais, deixando o alimento mais nutritivo. Esse lanche contém em média 50 calorias.

4. Torrada com patê de atum: o patê de atum é rico em ferro, potássio, fósforo e outros minerais. A torrada integral é um alimento muito nutritivo e de baixa caloria. Uma unidade como lanche tem em média 70 calorias.

5. Pão sueco com queijo cottage:uma fatia de pão sueco com uma colher de sopa de queijo cottage contém em média 60 calorias. O pão sueco contém fibras que facilitam a digestão e proporcionam sensação de saciedade. Já o queijo cottage é rico em cálcio e proteínas e ainda possui menos calorias que os demais tipos de queijos.

Os pães integrais podem ser consumidos em lanches. (Foto: divulgação)

Veja também dicas de lanches leves e saudáveis

Os lanches feitos nos intervalos das grandes refeições são indispensáveis para nosso organismo. Eles ajudam a controlar a fome e a manter a saciedade por mais tempo. Esses lanches devem ser pouco calóricos, para evitar que engordem. O ideal é optar por lanches integrais como pães, bolachas, patês ligths, iogurtes naturais e sucos.

Top