Lançamento do serviço musical do facebook

Está marcada para o dia 22 de setembro uma grande mudança no Facebook: será o lançamento do serviço musical do site, de acordo com…

Está marcada para o dia 22 de setembro uma grande mudança no Facebook: será o lançamento do serviço musical do site, de acordo com informações do Wall Street Journal. Os usuários poderão ouvir música por meio de faixas que serão oferecidas por parceiros, como o Spotify, MOG, Pandora, Last.fm e o Rdio, da mesma forma que hoje os internautas adicionam amigos ou curtem páginas.

As informações, até agora, são especulativas. Uma delas é que o Facebook terá um ‘Music Dashboard’ na parte de baixo da página, perto do bate-papo, onde terá um botão em que o usuário vai poder clicar e escutar as músicas dele e dos amigos.

O serviço vai oferecer músicas via streaming sem que o internauta pague por isso e também haverá a opção em que através de uma assinatura, que deverá ser paga por mês, haja o acesso. Isso significa que todo o conteúdo não estará disponível nos servidores da rede social, ele estará nos sites parceiros. O lançamento do serviço musical do Facebook aponta para mais uma estratégia da companhia, conforme especialistas: não haverá armazenamento na rede social, ele servirá como uma plataforma multimídia.

Desse jeito, além de jogar, postar fotos, vídeos, fazer comentários, curtir páginas, consumir produtos e serviços, o usuário também poderá ouvir a sua música preferida, aonde estiver. Essa é a grande sacada das redes sociais: fazer tudo conforme o gosto do freguês, aliás, este aqui é que escolhe o que deve ser feito.

De acordo com especialistas, essa atitude do Facebook parece ser uma resposta aos concorrentes, pois a Amazon e Google criaram um esquema em que as músicas são armazenadas em nuvem (os dados estão arquivados em serviços que podem ser acessados em qualquer lugar, sem precisar usar um determinado programa) e há upload de arquivos. Outra gigante que também rema na mesma direção é a Apple com o serviço de iCloud.

Leia Também:  Descubra como anda a sua popularidade na internet

A data escolhida não foi feita aleatoriamente. Nesse dia, ocorrerá a conferência de programadores do Facebook, a conferência f8, que acontece em São Francisco, nos EUA. Ela é bem conhecida por ser um momento em que novidades são anunciadas. Na última, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou a utilização do botão “Like” (Gosto), bastante usado e bem disseminado, sendo esse o caminho para identificar o comportamento dos consumidores.

Com o lançamento do serviço musical no Facebook, está mais claro que as redes sociais vieram para ficar e para mudar a vida dos internautas. Através dele, é possível se conectar aos amigos, conversar com eles, definir as notícias de que mais se interessa, escolher os vídeos favoritos e consumir aquilo que tem mais a ver consigo, seja produtos ou serviços. Isso significa dizer que os usuários constroem cada vez mais o site com a sua cara, com o seu gosto e com seu jeito. Há poucos anos, esse cenário não era possível, a internet tinha uma outra forma. A interação hoje é a palavra-chave para o sucesso, desse jeito, o Facebook parece acertar mais uma vez nas suas estratégias de conquistar o público.

Top