Lábios rachados: como cuidar

É bastante comum os lábios ficarem extremamente ressecados, nesta época do ano. Mas o problema não aparece apenas no outono e no inverno. Até…

Por Editorial MDT em 15/07/2013

É bastante comum os lábios ficarem extremamente ressecados, nesta época do ano. Mas o problema não aparece apenas no outono e no inverno. Até mesmo no verão a desidratação da pele da boca pode ser muito acentuada. Isso acontece porque esta região não é igual às outras do corpo. Os lábios são um tipo de pele transitória entre a pele comum e a mucosa. Por isso, eles não contêm glândulas sebáceas, que são as responsáveis por uma oleosidade natural e que ajudam a evitar a perda da água. Com vento, sol e frio, a pele da boca fica extremamente seca, chegando até mesmo a rachar. As fissuras podem favorecer a invasão de bactérias, desencadeando ferimentos mais graves. Saiba como cuidar dos lábios rachados.

Nesta época do ano, os lábios podem ficar ainda mais ressecados (Foto: Divulgação)

Cuidados diários com os lábios

Quando se sente que os lábios estão secos, a tendência é umedecê-los, passando neles a língua. Isso é extremamente prejudicial à pele da boca, principalmente se já estiver no ponto de rachadura. É que a saliva é ácida e acaba piorando a situação. Então, o primeiro cuidado é evitar molhar a boca, usando a língua.

Para evitar a perda de água dos lábios, bem como protegê-lo, em tempo integral, indica-se o uso de lip balms. Estes produtos são ótimos para hidratar e podem ser usados, várias vezes ao dia. Têm uma consistência de cera e podem ter cores suaves e até sabor. São, na verdade, como a tradicional manteiga de cacau.

Hidratação constante é essencial (Foto: Divulgação)

Para os casos de rachadura dos lábios, em que a pele esteja bastante ferida, uma boa dica é usar pomadas para assaduras ou para ferimentos comuns. Bons exemplos são o Hipoglós, o Bepantol e a pomada Nebacetim, que agem na pele, ajudando a recuperá-la. Também é importante usar batons que contenham substâncias hidratantes, como cera de abelha ou manteiga de Karité.

A boa alimentação e o consumo de, ao menos, 2 litros de água diários, também é importante para curar lábios rachados.

Outros cuidados com lábios rachados

Esfoliações removem peles soltas e abrem portas para a hidratação (Foto: Divulgação)

É preciso remover células mortas, bem como a pele que se solta dos lábios, quando eles estão ressecados. Neste caso, a dica é apostar na esfoliação labial caseira, que não deve ser feita mais do que uma vez, na semana. Remova, suavemente, a pele e, logo em seguida, hidrate-a bastante, usando pomadas ou um bom lip balm.

Para finalizar, se os seus lábios racham com muita frequência, ficam muito feridos e são de difícil cura, o indicado é que você procure um médico, a fim de verificar as possíveis causas do problema, que podem estar relacionadas até mesmo à alimentação ou ao uso de medicamentos. Tão logo se recuperar, a pele da boca deverá receber atenção especial, diariamente, prevenindo o ressecamento.

Top