Paulo Lima 30/03/2012 Serviços

Num momento de apuro, um bom kit de ferramentas pode fazer toda a diferença.

Num momento de apuro, um bom kit de ferramentas pode fazer toda a diferença.

Quem é que nunca ouviu a célebre frase: “um homem prevenido vale por dois”? Realmente, ter em mãos algumas alternativas pode ajudar bastante na hora de resolver um determinado problema. Uma caixa de ferramentas bem montada, por exemplo, contribui significativamente para a execução de pequenos reparos. O problema é conseguir elaborar um kit que seja capaz de atender uma demanda de serviços razoável, sem extrapolar na escolha dos utensílios. Geralmente, as pessoas acabam se esquecendo de algum acessório ou separam peças que jamais serão usadas.

Para evitar os extremos, o ideal é ter somente o necessário, ou seja, materiais que são requisitados em qualquer circunstância. Para te ajudar nesta tarefa, separamos uma listinha com as ferramentas consideradas básicas para situações de emergência. Confira!

Materiais para o kit de ferramenta

Existem peças que não podem faltar numa caixa de ferramentas.

Chave de fenda – recomenda-se o uso de, pelo menos, três chaves distintas: uma pequena, para parafusos miúdos; uma média; e uma grande. Escolha sempre os modelos com cabo comprido, pois fica mais fácil de segurar. Lembrando ainda que você tem a opção de comprar um jogo ou cada peça individualmente. Pesquise e veja qual alternativa é a mais viável.

Chave teste – sua função é permitir que o técnico teste a energia sem, contanto, tomar choque. Esta ferramenta também pode ser usada para verificar qual fio da tomada é o fase e qual é o neutro.

Alicate universal – esta peça se destaca por sua versatilidade, já que com ela é possível apertar objetos, cortar e dobrar fios, e realizar uma série de serviços. Na hora de escolher o seu alicate, opte por modelos com tamanho padrão e cabo isolado.

Martelo – como o kit de ferramenta é apenas para pequenos reparos, o martelo não precisa ser muito grande. Lembre-se que quanto maior a peça maior terá que ser a sua destreza para manuseá-la com segurança. Outra dica interessante é usar o chamado “martelo unha”, cuja ponta vem com um recurso que serve para realizar a extração de pretos.

Prefira martelos pequenos, pois são mais fáceis de serem manuseados.

Abaixo, estão mais alguns itens que não devem faltar em sua caixa de ferramentas:

  • Extensão
  • Trena
  • Tesoura
  • Arco de serra (para cortar tubos, pedaços de madeira, CVC).
  • Fita isolante (fundamental em reparos elétricos)
  • Fita veda rosca (indispensável em consertos hidráulicos)
  • Chave Philips
  • Tubo de cola plástica
  • Caixa de ferramentas que comporte todos esses acessórios de forma organizada e segura

Com um kit desses, você estará muito mais prevenido e preparado para os momentos de apuro.

Outros artigos

Trabalhe Conosco American Express

17/08/2017

Trabalhe Conosco American Express

Hoje em dia o cartão de credito é a melhor moeda que existe, pois as pessoas podem comprar mercadorias e pagar através do cartão e ser beneficiado com descontos espe...

Lugares Turísticos em Lisboa

09/02/2011

Lugares Turísticos em Lisboa

Você está em busca de uma viagem inesquecível? Que tal conhece um país e consequentemente a sua cultura? Quer uma sugestão? Então, indicamos para você a cidade d...

Concurso Fundunesp

10/07/2009

Concurso Fundunesp

Foi aberto concurso público pela Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), onde são oferecidas cinco vagas para analista de redes pleno na capital pa...