Kit de combate ao bullying Governo de SP

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (15), o Governo do Estado de São Paulo apresentou um kit de combate ao bullying. O material foi desenvolvido em parceria com o Cartoon Network e será distribuído para os membros das escolas, ou seja, professores, diretores e alunos.

O Governo do Estado de São Paulo vai distribuir um kit de combate ao bullying. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Como Evitar Bullying Nas Escolas

Novo kit de combate ao bullying

O kit de combate ao bullying é composto por seis apostilas que abordam o tema de maneira bem didática. O material faz parte da campanha “Chega de Bullying”, que foi criada nos Estados Unidos em 2011. O kit também foi adotado por outros países da América Latina.

PUBLICIDADE

As apostilas pretendem orientar os professores sobre como agir em situações de bullying. Elas também esperam conscientizar os alunos sobre o problema e reduzir o número de vítimas nas escolas paulistas. Os kits serão distribuídos em 2014.

As cartilhas que compõem o kit são: Alunos do Ensino Fundamental I, Alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Pais e responsáveis, Professores do Ensino Fundamental I e Professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Site da campanha “Chega de Bullying”. (Foto:Divulgação)

As ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo pretendem mobilizar 4,2 milhões de alunos da rede pública. A ideia é que os estudantes assumam um compromisso contra o bullying e reconheçam que o problema é muito sério.

O conteúdo do kit contra bullying foi elaborado por profissionais especializados no assunto. Para despertar o interesse de crianças e adolescentes, ele conta com exercícios e jogos. Além das tradicionais apostilas, o conteúdo do kit também pode ser encontrado na versão online.

PUBLICIDADE

Para ter acesso a versão online do kit contra bullying, clique aqui.

Saiba mais sobre o bullying

O bullying é um problema que afeta milhões de jovens em todo o mundo. Ele não acontece apenas na interação face a face, ou seja, pode se dar através de outros meios, como telefone, cartas e internet. As agressões físicas e verbais também acontecem em diferentes lugares, como escola, ônibus, bairro e até mesmo dentro de casa.

PUBLICIDADE
O bullying se manifesta através da violência verbal e física. (Foto:Divulgação)

O indivíduo que sofre com o bullying normalmente é criticado por alguma questão comportamental ou relacionada à aparência. Ele precisa lidar diariamente com ofensas, chantagens, acusações sistemáticas e expressões ameaçadoras. Os casos mais severos de bullying são marcados pela violência, ou seja, envolvem ataques físicos.

O bullying prejudica a formação de crianças e adolescentes. As pessoas que sofreram com este tipo de violência chegam à vida adulta com uma bagagem de traumas, sentimentos negativos e baixa autoestima.

Veja também: Saiba o que fazer se seu filho sofre bullying na escola

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.