Kenpo havaiano: saiba mais sobre a atividade

A procura por artes marciais em academias de todo o Brasil tem aumentando, constantemente. Devido à filosofia que carregam, elas são uma forma de…

Por Editorial MDT em 15/07/2013

A procura por artes marciais em academias de todo o Brasil tem aumentando, constantemente. Devido à filosofia que carregam, elas são uma forma de trabalhar o corpo e a mente, além de serem úteis para a autodefesa. Embora existam diferentes classificações para os tipos de “luta”, algumas delas acabam por reunir técnicas de outras artes marciais, condensando-se em uma só. É o caso do Kenpo havaiano, que tem conquistado adeptos em todo o mundo. Saiba mais sobre essa atividade.

Kenpo havaiano é uma arte marcial modernas de defesa pessoal (Foto: Divulgação)

O que é Kenpo havaiano

O Kenpo havaiano foi criado, como o próprio nome permite presumir, no Havaí. Desenvolvido pelo Sensei M. Bill Ryusaki, ele também pode ser chamado de Hawaii kenpo ou Hawaiian kenpo. A técnica mescla golpes de diferentes outras artes marciais e, por este motivo, pode ser vista como uma das artes modernas de defesa pessoal. Como ela tem suas raízes no Kajukenbo, seus movimentos são baseados no karatê, no judô, no jiu-jitsu, no kenpo e no boxe chinês.

Com o passar do tempo, também foram incorporadas às técnicas do kenpo havaiano algumas do Kung fu. O conjunto de todas elas, aliadas às técnicas de base adquiridas por Sensei Bill, foi trabalhado de forma a desenvolver movimentos e golpes eficazes voltados para a defesa pessoal do dia a dia.

Mestre Sensei Bill Ryusaki (Foto: Divulgação)

Como é a prática do Kenpo havaiano

A principal característica do Kenpo havaiano é o fluxo veloz de golpes, direcionados aos pontos vitais do corpo. A intenção é neutralizar, rapidamente, o oponente. Tudo isso é feito, focalizando também as situações do dia a dia. É por isso que em algumas academias, os alunos aprendem a usar objetos do dia a dia, como instrumentos de defesa (como canetas, cintos, toalhas, revistas, etc).

A prática de Kenpo havaiano ajuda a manter o corpo em forma, desenvolve a autoconfiança, a concentração e a coordenação motora, além de contribuir com o alívio do stress. Qualquer pessoa pode praticá-lo, pois não há restrições de idade ou sexo.

A procura, por parte das mulheres, também tem sido grande (Foto: Divulgação)

As aulas de Kenpo havaiano limitam o contato físico, entre os alunos. Por isso, não é preciso se preocupar com lesões corporais. Os praticantes aprendem a analisar seus oponentes, observando seus pontos fracos e criando uma estratégia para o ataque. Com isso, é possível imobilizar o adversário, sem que seja necessário o uso da força, pois os golpes são certeiros, em regiões vitais. É por este motivo que o Kenpo havaiano também tem entrado no grupo de lutas praticadas por mulheres, que acabam procurando as aulas, intentando aprenderem a se defender de possíveis ataques, nas ruas.

Top