JUnit – O que é?

O JUnit é um framework open-source, criado por Eric Gamma e Kent Beck, com suporte à criação de testes automatizados na linguagem de programação…

O JUnit é um framework open-source, criado por Eric Gamma e Kent Beck, com suporte à criação de testes automatizados na linguagem de programação Java. Esse framework facilita a criação de código para a automação de testes com apresentação dos resultados. Com ele, pode ser verificado se cada método de uma classe funciona da forma esperada, exibindo possíveis erros ou falhas, podendo ser utilizado tanto para a execução de baterias de testes, como para extensão.

Com JUnit o programador tem uma ferramenta que o ajudará a eliminar os erros de seu código de maneira mais atraente. Se criou uma forma interessante de realizar testes onde é possível a criação de programas que realizem os testes pelo programador. É utilizando esse conceito que JUnit permite deixar a fase de teste de unidades bem mais agradável ao programador.O teste de unidade testa o menor dos componentes de um sistema de maneira isolada.

Cada uma dessas unidades define um conjunto de estímulos (chamada de métodos) e de dados de entrada e saída associados a cada estímulo. As entradas são parâmetros e as saídas são o valor de retorno, exceções ou o estado do objeto. Tipicamente um teste unitário executa um método individualmente e compara uma saída conhecida após o processamento da mesma. Por exemplo:

Assert.assertEquals(2 == algumMetodo(1));

A expressão acima verifica se a saída de algumMetodo() é 2 quando esse método recebe o parâmetro 1. Normalmente o desenvolvedor já realiza testes semelhantes a esse pequeno exemplo, o que é chamado de testes unitários em linha. Assim sendo, o conceito chave de um teste de unidade é exercitar um código e qual o resultado esperado.

O JUnit permite a realização de testes de unidades, conhecidos como “caixa branca”, facilitando assim a correção de métodos e objetos.

Top