Juiz descarta insanidade de autor de atentados na Noruega

Nesta segunda-feira (14) o juiz Torkjel Nesheim descartou a hipótese de que o norueguês Anders Breivik, 32 anos seja insano. Breivik é autor confesso…

Nesta segunda-feira (14) o juiz Torkjel Nesheim descartou a hipótese de que o norueguês Anders Breivik, 32 anos seja insano. Breivik é autor confesso do duplo atentado que resultou em 77 vítimas na Noruega, em julho deste ano, no qual ocorreu a explosão de um carro-bomba no centro de Oslo e um ataque contra um acampamento de jovens do partido trabalhista. Em audiência pública, o juiz também declarou não haver evidências de que os atentados tenham sido cometidos com ajuda de cúmplices.

Durante a audiência, o juiz determinou a prisão preventiva seja ampliada e que o extremista continue sob custódia por mais 12 semanas. Visitas e correspondências serão controladas nas primeiras oito semanas e proibição da mídia pelas primeiras quatro.

Segundo agências de notícias, sobreviventes e parentes das vítimas estiveram presentes. Nela, Breivik aparentou calma mas obteve restrições durante o tempo, sendo interrompido pelo juiz ao tentar ler um comunicado preparado previamente e também quando no fim da audiência teve o pedido para falar com os sobreviventes e família das vítimas recusado.

Do mesmo modo como em ocasiões anteriores, ele se confessou autor dos ataques, mas não se declara culpado, negando ter cometido crime. O extremista alega estar em uma cruzada em proteção da Europa de ser dominada por imigrantes muçulmanos. Também descreveu o seu tempo de custódia em Illa, prisão localizada em Oslo como “tortura irracional”.

Top