Jovens Embaixadores 2012 Inscriçoes

Já ouviu falar no Programa Jovens Embaixadores? Esse é um programa de intercâmbio da Missão dos Estados Unidos no Brasil. Serão levados 35 estudantes…

Por Redacao em 12/05/2011

Já ouviu falar no Programa Jovens Embaixadores? Esse é um programa de intercâmbio da Missão dos Estados Unidos no Brasil. Serão levados 35 estudantes brasileiros da rede pública que possuem grande desempenho escolar e histórico de trabalho voluntário em comunidades, para representar o Brasil como “embaixadores” durante três semanas nos EUA. No decorrer desse artigo, você saberá como participar do programa e as vantagens que ele irá te trazer.

Esse programa foi criado aqui no Brasil em 2002 e agora outros 25 países também aplicam o mesmo programa. Até então, 249 brasileiros da rede pública já participaram do programa, que conta com a parceria de empresas como a FedEx, a MSD, a Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais. Na edição de 2011, a Nike e a IBM também aderiram ao programa em apoio.

As oportunidades que esse programa pode abrir para a vida profissional dos jovens escolhidos é muito grande, pois a embaixada norte-americana oferece cursos de inglês de curta duração e programas de graduação por escritórios de Orientação Educacional – EducationUSA. Para 2011, já foram selecionados cinco alunos que receberão bolsas de estudo para cursos de verão nos EUA, que são patrocinadas pelo Banco Bradesco, e outras instituições de ensino.

Dessa forma, todos os participantes do programa serão enviados para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, e quando estiverem lá, terão a chance de aprimorar o idioma e também conhecer um pouco mais dos pontos turísticos dos Estados Unidos. Se a pessoa conseguir passar em todas as etapas do processo seletivo, poderá viver essa oportunidade em sua vida.

A edição de 2012 já está confirmada, e as viagens acontecem no mês de janeiro. O programa tem a duração de três semanas nos Estados Unidos e durante a primeira semana, visitarão Washington, a capital do país, conhecerão os principais monumentos e participarão de reuniões sobre as organizações do setor público e privado, bem como visitarão escolas da região e projetos sociais.

Durante a primeira semana em Washington, todos os participantes serão divididos em grupos e viajarão cada um para um estado diferente dos EUA, onde serão hospedados por uma família americana, assistindo aulas e interagindo com outros jovens com idade semelhante, onde poderão participar de atividades culturais, empreendedoras e de caráter social. Uma das coisas mais legais é que os jovens terão a chance de fazer apresentações sobre o Brasil para pessoas que podem não conhecer muito de nossa cultura.

Todas essas coisas são possíveis para quem se qualificar ao programa Jovens Embaixadores, onde além de enriquecer sua experiência no mercado de trabalho, também fortalecem os laços de respeito entre os dois países. Se você se interessou e gostaria de participar, assim que o programa iniciar as inscrições, poderá preencher o formulário de inscrição e conhecer maiores detalhes sobre o programa e seus prazos.

Para maiores informações a respeito do Programa Jovens Embaixadores 2012, acesse o site oficial clicando aqui, onde existe uma seção de perguntas frequentes que detalha todas as possíveis dúvidas que os internautas possam ter a respeito dessa oportunidade. No mais, prepare-se bastante e treine bem seu inglês, além de ter boa sorte!

Top