Jovem aprendiz 2016

O programa Jovem Aprendiz 2016 é uma iniciativa adotada pelas empresas e entidades com o objetivo de oferecer oportunidades de emprego para quem está começando a atuar no mercado de trabalho. Através do programa, as pessoas adquirem experiência e qualificação em uma determinada área. O principal objetivo não é o trabalho em si, mas a preparação que o jovem pode ter por meio de grandes empresas e também por cursos oferecidos por entidades qualificadas, como Senai, por exemplo.

Jovem aprendiz 2016 (Foto: Exame/Abril)

Jovem aprendiz 2016 (Foto: Exame/Abril)

Jovem aprendiz 2016

As vagas Jovem Aprendiz 2016 de aprendizagem proporcionam a vivência no trabalho, no qual os estudantes colocam em prática o que aprenderam na teoria e desenvolvem novas habilidades na área de formação. Vale lembrar que a contratação do aprendiz não é igual ao estágio, afinal, a modalidade possui um contrato específico e possui os direitos assegurados pela carteira de trabalho assinada.

Leia mais informações sobre: Vagas de estágio e programa Jovem Aprendiz 2016

Aprendiz na CLT

O jovem aprendiz tem os seus direitos assegurados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Assim, o estudante que ingressar em uma vaga de emprego desta modalidade, tem direito a um salário mínimo e benefícios trabalhistas e previdenciários. A jornada de trabalho também não pode exceder seis horas por dia.

Oportunidades acontecem em todo o Brasil (Foto: Exame/Abril)

Oportunidades acontecem em todo o Brasil (Foto: Exame/Abril)

Cada empregador adota os seus próprios critérios para contratar o funcionário, mas é importante respeitar a classificação de aprendizagem. Por exemplo, no caso do Aprendiz Paulista, somente pessoas com idade entre 14 e 24 anos podem participar. Também é importante estar matriculado em alguma escola técnica do Centro Paula Souza para disputar as vagas.

Vagas em São Paulo

Programa ajuda jovens inexperiente no mercado de trabalho (Foto: Exame/Abril)

Programa ajuda jovens inexperiente no mercado de trabalho (Foto: Exame/Abril)

Os jovens interessados em participar do Programa Aprendiz Paulista devem se cadastrar no site Emprega São Paulo gratuitamente. As vagas de aprendizagem são limitadas e o portal procura realizar a intermediação para satisfazer tanto o estudante que procura emprego como o empregador que busca um aprendiz.

Leia mais informações sobre: Jovem Aprendiz Inscrições 2016

Investimento de grandes empresas

Grandes empresas brasileiras trabalham com o programa de menor aprendiz, como é o caso da Vale. Em outubro deste ano, a mineradora abriu inscrições para aprendizagem, com uma oferta de vagas em todo o país. A Arcelor e Samarco também ofereceram oportunidades de trabalho para os estudantes através do Jovem Aprendiz, beneficiando principalmente os estudantes de escolas profissionalizantes, como é o caso do Senai.

Fique atento aos programas para os jovens aprendizes que devem ser abertos nos próximos meses (Foto: Exame/Abril)

Fique atento aos programas para os jovens aprendizes que devem ser abertos nos próximos meses (Foto: Exame/Abril)

A Eletrobrás também investe em um programa de jovem aprendiz e até já recebeu prêmios por causa da sua iniciativa. Outras entidades vinculadas ao Governo Federal também devem oferecer vagas para aprendizes 2016 ao longo do próximo ano, como é o caso da Caixa Econômica Federal e dos Correios.

Quer mais dicas para começar a trabalhar? Confira nossos artigos sobre este e vários outros assuntos, publicado aqui diariamente. Fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

2 Comments - Add Comment

Reply