Jorge Bergoglio é o novo Papa

Nesse dia 13 de março de 2013 foi eleito o novo Papa. O argentino eleito escolheu como nome Francisco I. O conclave, reunião de…

Por Élida Santos em 13/03/2013

Nesse dia 13 de março de 2013 foi eleito o novo Papa. O argentino eleito escolheu como nome Francisco I. O conclave, reunião de cardeais, escolheu o sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana. A fumaça branca apareceu na chaminé no teto da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os 115 cardeais eleitores já escolheram o nome do novo líder dos católicos, provavelmente na quinta votação secreta do conclave. A fumaça apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília). Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram em festa pela escolha do 266º pontífice. Existia a expectativa de que um brasileiro fosse Papa, mas aos 76 anos Jorge Bergoglio foi o grande eleito.

Saiba mais sobre: Os Papas mais polêmicos da história

 

Primeiro Papa da América do Sul (Foto: Divulgação)

Vaticano nas redes sociais

A página oficial do Vaticano no Twitter, que serve para fazer a comunicação dos fiéis, tuitou uma mensagem com a famosa frase em latim que anuncia o fim do período de Sé Vacante e a escolha de um novo papa, após a renúncia do Papa Emérito Bento XVI. Nos minutos que vieram em seguida que a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, em Roma, o perfil tuitou “HABEMUS PAPAM”, seguido de diversos emoticons que parecem comemorar o anúncio da escolha do novo pontífice. Em menos de 30 minutos depois a mensagem ser publicada, a frase foi retuitada mais de 6 mil vezes. O perfil do Twitter Vaticano possui mais de 36 mil seguidores.

Leia mais sobre: Como será escolhido o novo Papa

 

Primeiro Papa da América do Sul (Foto: Divulgação)

Relembre Renúncia de Bento XVI

No dia 11 de fevereiro Bento XVI anunciou que gostaria de renunciar seu cargo. No dia 28 de fevereiro o afastamento foi efetivado. Ele foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos. Desde que deixou oficialmente o cargo, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele ficará por lá por dois meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

Top