Jogos de Atari são disponibilizados gratuitamente na internet

Quem foi criança nas décadas de 1980 ou 1990 certamente se divertiu bastante com o Atari, videogame lançado em 1977 e que fez um…

Quem foi criança nas décadas de 1980 ou 1990 certamente se divertiu bastante com o Atari, videogame lançado em 1977 e que fez um enorme sucesso em todo o mundo.

O site Internet Archive disponibilizou, gratuitamente, centenas de jogos de Atari (Foto: Divulgação)

Naquela época, os jogos vinham em cartuchos e os títulos não apresentavam muitos recursos visuais e sonoros, como os encontrados nos games de hoje em dia, que rodam em CDs, DVDs, pendrives ou baixados através da internet. Mas a diversão era enorme.

Para os fãs mais nostálgicos dos jogos de Atari, o site “Internet Archive”, uma espécie de biblioteca digital, disponibilizou gratuitamente centenas de jogos do console, que podem ser jogados online, inclusive utilizando um joystick, e sem a necessidade de baixar nenhum arquivo ou emulador.

Entre os títulos encontrados na página para jogar online e de graça, estão games de grande sucesso de décadas passadas, como River Raid, H.E.R.O., Mario Bros., Pac-man, Pega Ladrão, Pitfall, Enduro, Asteroids, California Games, Boxing e Donkey Kong, além de vários outros.

Como jogar

Vários clássicos do console lançado nos anos 70 podem ser jogados online e de graça (Foto: Divulgação)

Os jogos de Atari disponibilizados gratuitamente podem ser encontrados no site Internet Archive. Ao entrar na página, clique no videogame desejado (Atari 2600, Atari 7800 ProSystem, etc), para que seja mostrada a lista de games.

A página traz vários detalhes sobre cada um dos jogos (Foto: Divulgação)

Na página seguinte, escolha o jogo de sua preferência, clicando nele, e, em seguida, clique na imagem mostrada no canto direito da tela. Você será direcionado a uma nova página, que contém o emulador JSMESS, mas não será necessário baixá-lo, já que ele funciona online.

Leia Também:  São Paulo receberá exposição sobre história do videogame

Agora, basta apertar a barra de espaço do teclado (ou o botão do joystick, caso possua um acoplado ao PC), para que o game seja carregado e você possa jogar. Basta seguir as instruções mostradas abaixo da tela do emulador (em inglês), lembrando que é possível rodar o jogo no modo tela inteira (é só clicar em “Fullscreen”).

Os games rodam online, sem a necessidade de baixar qualquer arquivo (Foto: Divulgação)

Vale ressaltar que os games estão sem áudio por enquanto, problema que deve ser resolvido em breve. Também é importante lembrar que a lista de games disponíveis pode aumentar nos próximos meses.

Games de outros consoles também estão disponíveis

Além do Atari 2600, outros consoles também tiveram seus jogos liberados na página (Foto: Divulgação)

Quem acessar o site Internet Archive para jogar Atari online também encontrará diversos games compatíveis com outros consoles, como os títulos para o Atari 7800, ColecoVision, Magnavox Odyssey, Astrocade e SG-1000.

O processo para rodar esses games é semelhante ao citado acima, bastando clicar no console desejado e escolher os jogos, que são rodados online, direto do navegador.

Top