Jardinagem Em Vasos

☰ CONTEÚDO Jardinagem Em VasosO que é essencial na jardinagem em vasos?Como prepara o vaso para poder plantar?Cuidados que devem ser tomados com as…

Por Redacao em 18/10/2010

Jardinagem Em Vasos

Jardinagem em vasos é uma excelente opção para quem gosta de plantas e não tem espaço para poder cultivá-las e o mais importante é que você pode colocar as flores e plantas no lugar que desejar. Existem milhares de espécies de plantas que podem se adequar em qualquer lugar, o mais importante é que elas estejam em um solo tratado de acordo com a necessidade de cada uma delas. Cultivar plantas em vasos proporciona para quem mexe com as plantas uma sensação de bem estar de prazer e é considerada uma excelente maneira de aliviar o stress e a tensão.

O que é essencial na jardinagem em vasos?

Na jardinagem em vasos é essencial que este vaso seja capaz de conter a terra assim como manter a umidade sem que apodreça a raiz das plantas, quanto maiores são os vasos melhor será o desenvolvimento da planta, pois ela precisa de uma quantidade necessária de terra para poder se desenvolver, pois o nível de temperatura e a umidade oscilam menos e garantem o bom desenvolvimento. Para manter plantas em vasos pequenos é necessário que o jardineiro tenha extremo cuidado, pois as plantas têm maior probabilidade de sofrerem com seca e superaquecimento.

Como prepara o vaso para poder plantar?

Para que a planta se desenvolva bem dentro do vaso fazer uma boa drenagem é fundamental, os furos da drenagem devem ser tapados para não deixar a areia entrar nos espaço preenchendo e o efeito de drenagem fica falho e pode até matar a planta por excesso de água apodrecendo a raiz. O material usado para fazer o dreno pode ser de pedaços de cerâmica quebrados, ou pedras pequenas, perlita ou areia grossa no fundo do vaso, depois acrescentar a terra adubada e preparada para receber a planta. Se o vaso ficar em uma varanda ou sobre algum piso de cimento ou cerâmica é necessário colocar um prato com areia no fundo para evitar que a água se acumule e sirva de criatório de larva de mosquitos.

Cuidados que devem ser tomados com as plantas em vasos:

  • Verificar a umidade da terra todas as manhãs
  • Coloque água até a borda por varias vezes, pois assim você terá certeza de que a água atingiu a raiz.
  • Use fertilizantes de liberação lenta para garantir o crescimento e desenvolvimento da planta.
  • Para quem fica fora por muito tempo o ideal é usar vasos com sistema de irrigação. Este tipo de vaso tem um reservatório de água em baixo que fica conectado ao vaso por uma corda absorvente, quando o vaso começa a secar a corda puxa mais água para o vaso do recipiente.

Top