Jardim aquático: como fazer

O jardim oferece conforto, paz, tranquilidade e harmonia. Neste espaço as pessoas entram em contato com a natureza, podem receber os amigos e até…

O jardim oferece conforto, paz, tranquilidade e harmonia. Neste espaço as pessoas entram em contato com a natureza, podem receber os amigos e até mesmo desfrutar de preciosos momentos de descanso. Existem várias formas de trabalhar com jardinagem na parte interna ou externa da residência, como é o caso da montagem do jardim aquático.

Um moderno e charmoso jardim aquático. (Foto:Divulgação)

Jardim aquático: mais frescor e natureza dentro de casa

O jardim aquático é um elemento que tem feito sucesso na área de paisagismo, pois ele deixa o ambiente com um visual diferente e tira proveito da purificação proporcionada pela água. A ideia também representa uma ótima alternativa para criar uma sensação de frescor no espaço.

Compactos, modernos e charmosos, os jardins aquáticos podem ser usados para decorar diferentes ambientes da casa, como a varanda ou alguma divisão interna. Além de o resultado estético atender as expectativas, o custo do projeto também costuma ser compatível com o orçamento dos moradores.

O jardim aquático favorece a sensação de frescor. (Foto:Divulgação)

O tamanho do recipiente que comporta o jardim aquático costuma variar, mas normalmente ele respeita as proporções do ambiente onde está inserido. Basicamente ele é composto por plantas aquáticas e subaquáticas, mas também é possível usar outros enfeites para ornamentá-lo, como é o caso das pedras.

Além das plantas crescerem dentro da água, o jardim aquático também pode contar com uma pequena fonte, que vai proporcionar um delicioso e relaxante barulhinho da queda d’água.

Saiba mais: Decoração de Jardim Aquático

Plantas para jardim aquático

As plantas definidas como aquáticas são aquelas que flutuam na água, ou seja, que não possuem enraizamento no solo. Entre as espécies que costumam crescer nestas condições, vale ressaltar: folhas da ninfeia-azul, salvínia, aguapé, sombrinha-chinesa, alface-d’água e rainha-dos-lagos.

Leia Também:  Pacotes de Viagem Para Ouro Preto 2016 2017

As plantas subaquáticas também são muito usadas pela jardinagem, mas se diferenciam das aquáticas porque cultivam suas raízes na terra.

O jardim aquático deve conter plantas aquáticas e subaquáticas. (Foto:Divulgação)

Como fazer jardim aquático?

Veja a seguir o passo a passo para montar um vaso de plantas aquáticas:

1. Providencie uma bacia sem furo e encha com água;

2. Coloque um vaso com planta subaquática no centro da bacia (pode ser uma Iris Louisiana). É importante trabalhar com alturas diferentes para dar a impressão de que se trata de uma estrutura de jardim;

3. Em seguida monte a vegetação mais baixa, usando as plantas aquáticas para embelezar o espelho d’água (pode ser aguapé). Dependendo da espécie cultivada, o jardim aquático também se torna florido;

4. Para renovar a água da bacia, basta irrigar e fazer com que ela transborde.

Observação: para evitar a proliferação do mosquito da dengue no jardim aquático, o morador deve pingar três gotas de cloro semanalmente na água.

Veja também: Dicas de decoração para jardim

Top