Jane Austen terá retrato estampado em notas de 10 libras

Jane Austen, grande nome da literatura britânica, terá o seu retrato estampado nas notas de 10 libras. Desta forma, a imagem da escritora vai…

Jane Austen, grande nome da literatura britânica, terá o seu retrato estampado nas notas de 10 libras. Desta forma, a imagem da escritora vai substituir a de Charles Darwin. O anúncio sobre a mudança na cédula foi feito nesta quarta-feira (24) pelo Banco da Inglaterra.

Jane Austen será homenageada na nota de 10 libras. (Foto:;Divulgação)

Jane Austen na nota de 10 libras

Os rostos de diferentes personalidades britânicas aparecem no dinheiro desde 1970. Todas as cédulas também são estampadas com o retrato da rainha Elizabeth II. Jane Austen, por sua vez, será a terceira mulher a receber uma homenagem como esta.

Em abril deste ano, foi anunciada a troca das cédulas de 5 libras. Atualmente elas exibem a imagem de Elizabeth Fry, mas a partir de 2016 elas farão uma homenagem a Winston Churchill. Esta mudança despertou a preocupação das feministas, que começaram a temer o fato da rainha britânica ser a única mulher nas notas de libra.

Feministas elaboraram uma petição para que uma mulher fosse homenageada. (Foto:Divulgação)

As feministas da Inglaterra resolveram fazer uma petição para que uma mulher fosse homenageada na nota de 10 libras. O documento conseguiu 35 mil assinaturas e o nome de Jane Austen foi finalmente anunciado para a substituição.

O Banco da Inglaterra foi acusado de varrer as mulheres da história do país. No entanto, a instituição garantiu que esta não foi a verdadeira intenção das mudanças. Mark Carney, diretor do banco, declarou: “Jane Austen merece um lugar no círculo de figuras históricas em nosso dinheiro”.

As notas estampadas com a imagem de Jane Austen entram em circulação a partir de 2017.

Vida e carreira de Jane Austen

Jane Austen nasceu em Steventon, no dia 16 de dezembro de 1775. Ela pertencia a uma burguesia agrária e tinha sete irmãos.

Leia Também:  Anvisa proíbe venda de alcool líquido

O principal livro escrito por Jane Austen foi “Orgulho e Preconceito”. Quando a autora finalizou a sua obra, ela tinha completado 21 anos de idade. No entanto, o lançamento ocorreu apenas em 1813.

Jane Austen é famosa pelo romance 'Orgulho e Preconceito'. (Foto:Divulgação)

“Orgulho e Preconceito” vendeu cerca de 20 milhões de cópias ao redor do mundo. O grande clássico da literatura inglesa conta a história de Elizabeth Bennet, uma jovem que vive em plena aristocracia. Entre os temas que são debatidos no livro, vale ressaltar educação, moral e casamento.

Durante sua vida, Jane Austen escreveu seis romances. Ela estudou fora de casa junto com sua irmã Cassandra e sempre demonstrou muito amor pelos livros.

Em 1815, Jane Austen começou a sentir os primeiros sintomas da doença que a mataria, como dores nas costas, fraqueza e cansaço. A escritora faleceu no dia 18 de julho de 1817, com apenas 41 anos de idade.

Top