Jacaré e crocodilo, entenda as diferenças

Existem animais muito parecidos uns com os outros, fazendo com que algumas pessoas se confundam na hora de definir de qual bicho se trata.…

Você sabe diferenciar os jacarés dos crocodilos?

Existem animais muito parecidos uns com os outros, fazendo com que algumas pessoas se confundam na hora de definir de qual bicho se trata. É o caso de coelhos e lebres, camelos e dromedários e de jacarés e crocodilos, entre outras espécies.

Apesar da enorme semelhança física, alguns deles nem chegam a pertencer à mesma família, como acontece com o jacaré e o crocodilo. Falando nos dois maiores répteis do planeta, você sabe quais são as diferenças entre eles?

Para começar, os jacarés pertencem à família Alligatoridae, que se divide entre oito espécies, enquanto os crocodilos fazem parte da família Crocodilidae, que por sua vez possui 14 espécies. Vamos conhecer um pouco mais sobre a anatomia de jacarés e crocodilos, para que você entenda as diferenças entre eles.

Jacarés

Os dentes do jacaré não ficam expostos quando a sua boca está fechada

Os jacarés são comumente encontrados nas margens dos rios, já que são hábeis nadadores. Os seus quatro membros também permitem uma rápida locomoção fora da água, quando isso se faz necessário. Ele possui uma cabeça mais larga e arredondada, em relação ao crocodilo.

Um dos pontos que é mais usado para diferenciar os dois animais fica na boca. É que ambos possuem o quarto dente de cada lado do maxilar inferior maior que os outros, mas nos jacarés esse dente só fica exposto quando ele está com a boca aberta. Assim que ela é fechada, o dente se esconde em uma cavidade do maxilar superior. Outra diferença é que o jacaré não possui os dentes superiores alinhados com os inferiores.

Leia Também:  Churrasqueira: como escolher corretamente

A título de curiosidade, existem algumas espécies de jacarés no Brasil, que vivem principalmente nas regiões pantanosas. As mais encontradas por aqui são o jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-do-pantanal e o jacaré-açú.

Crocodilos

O crocodilo tem um visual mais assustador

Tido como um animal mais feroz e ativo que o jacaré, o crocodilo possui o quarto dente do maxilar inferior hipertrofiado, fazendo com que ele fique exposto mesmo se o réptil estiver com a boca fechada. O enorme dente para fora pode acabar contribuindo para a imagem de ferocidade que é atribuída ao crocodilo. Além disso, os seus dentes superiores são alinhados com os inferiores, outra diferença em relação ao jacaré, assim como a cabeça, que é mais afilada que a do seu “parente”.

Mesmo vivendo em ambientes semelhantes aos dos jacarés, não há crocodilos no Brasil. Eles são muito encontrados na América do Norte, África e Europa.

Semelhanças

Tanto jacarés quanto crocodilos podem medir de 1 a 6 metros, dependendo da espécie, e podem chegar a pesar mais de 300 kg. A idade máxima varia de 80 a 100 anos.

Outra semelhança entre ambos é que eles não mastigam suas presas. Eles arrancam a carne delas através de dentadas e as engolem diretamente. Durante a digestão, jacarés e crocodilos ficam sonolentos e indefesos, devido ao lento processo para digerir a grande quantidade de alimentos.

Top