Isenção de visto para brasileiros ainda depende de "muita conversa", diz ministro

Isenção de visto para brasileiros ainda depende de “muita conversa”, diz ministro

Ainda não existe um prazo específico para que o Brasil integre o Global Waiver (cerca de 30 nações com isenção de visto norte-americano). Todd…

Por Editorial MDT em 17/04/2012

O ministro ressaltou os empenhos do País para promover a entrada dos brasileiros.

Ainda não existe um prazo específico para que o Brasil integre o Global Waiver (cerca de 30 nações com isenção de visto norte-americano). Todd Chapman, ministro-conselheiro dos EUA, diz que ainda é preciso “muita conversa” para que os brasileiros gozem do benefício.

“Esse foi um tema de discussão entre os presidentes (Barack) Obama e (Dilma) Rousseff, em Washington. Estamos interessados em continuar o diálogo para facilitar a emissão de vistos e discutir os requerimentos necessários para que eventualmente o Brasil chegue a participar desse processo de isenção”, disse

O ministro norte-americano, Keneth Salazar esclarece que, a política nacional contemporânea consiste em fazer com que os brasileiros se sintam a vontade desde a chegada aos aeroportos. “O Brasil é um país muito importante. Nossa amizade tem um futuro muito forte e queremos facilitar a vinda dos brasileiros.” afirmou.

Ao longo do evento Oportunidades de Turismo nos Estados Unidos, que ocorreu nesta segunda-feira (17), na CNI (Confederação da Indústria), o ministro do Interior dos Estados ressaltou os empenhos do País para promover a entrada dos brasileiros.

“Queremos tornar mais fácil a obtenção do visto. Reconhecemos que quando você tem que esperar de três a quatro meses para conseguir o visto. Isso acaba sendo um grande impedimento para a viagem.”

Salazar confirmou a inauguração de mais duas repartições norte-americanas no Brasil: em Belo Horizonte e em Porto Alegre. Ao todo, atualmente, há repartições norte-americanas no Rio de Janeiro, em Brasília, em Recife e São Paulo. Além disso, ele também destacou a liberação de brasileiros da entrevista individual para aquisição do visto.

Top