Irmãos mais velhos são mais inteligentes

Irmãos mais velhos são mais inteligentes de acordo com uma pesquisa que está dando o que falar nas redes sociais. Dois pesquisadores noruegueses examinaram…

Irmãos mais velhos são mais inteligentes de acordo com uma pesquisa que está dando o que falar nas redes sociais. Dois pesquisadores noruegueses examinaram os testes de QI de mais de 241 mil homens de seu país. Esses testes foram feitos quando esses rapazes estavam prestando o serviço militar. A questão é que essa pesquisa parece ter determinado por meio desses exames que os irmãos mais velhos têm quociente de inteligência superior ao dos irmãos do meio e caçulas.

Irmãos mais velhos são mais inteligentes (Foto: Divulgação)

Saiba mais informações sobre: Bullying entre irmãos: o que fazer

Irmãos mais velhos são mais inteligentes

Irmãos mais velhos são mais inteligentes de acordo com estudo e tendo como base testes de QI. A diferença é pequena (diferença é somente de 2,3 pontos, em média), mas ela existe. Esse tipo de diferença pequena pode ser determinante em aprovações em faculdades concorridas, por exemplo, quando o resultado do processo de seleção pode ser determinado por pequenos pontos de diferença.

Diferença de QI (Foto: Divulgação)

Quem perde irmão mais velho pode ter QI ampliado

Outro dado bem curioso dessa pesquisa é que não são somente as pessoas que nascem primeiro que tem essa vantagem. As pessoas que perdem os irmãos podem ficar mais inteligentes.  De acordo com Petter Kristensen, do Instituto Nacional de Saúde Ocupacional, e Tor Bjerkedal, do Instituto de Epidemiologia das Forças Armadas da Noruega, no caso dos jovens escandinavos nascidos em segundo ou terceiro lugar, mas que perderam seus irmãos mais velhos quando criança, o efeito de QI ampliado também vale.

Inteligentes irmão mais velhos (Foto: Divulgação)

Saiba mais informações sobre: Irmãos cantam Marimar e arrancam risos de internautas

Leia Também:  Google Pensa nas Mulheres e cria Google Catalogs, para Facilitar as Compras

Ser mais velho é o que determina QI maior

Os estudos apontam que as pessoas mais velhas entre os irmãos é o que tem o QI maior, mas isso não quer dizer que os demais devam abandonar o estudo. Mas os mais novos não devem se desesperar e parar de estudar depois de ter contato com essa pesquisa diferenciada, pois nada está perdido.

Irmão mais velhos são mais inteligentes (Foto: Divulgação)

Diferença consistente de QI

As diferenças identificadas pelos pesquisadores noruegueses são consistentes, mas só vão aparecer em grandes médias estatísticas – muito provavelmente há milhões e milhões de caçulas com doutorado e irmãos que não terminaram o primeiro grau por aí, mas no geral, os dados mostram mais potencial no QI dos primogênitos, o que que não garante sucesso necessariamente.

Top