IR: Download de software para declarar IR

Isabella Moretti 27/02/2013 Serviços

A Receita Federal liberou na última segunda-feira (25) um software para fazer a declaração de imposto de renda 2013. Os contribuintes terão o prazo de 1º de março a 30 de abril para declarar o IR. Quem não prestar contas com o fisco dentro do período estipulado terá que arcar com uma multa de no mínimo R$ 165,74.

Saiba mais: Passo a passo para declarar o Imposto de Renda

Interface do software para declarar IR. (Foto:Divulgação)

O programa de imposto de renda 2013

O programa para fazer a declaração de IR 2013 está disponível para download no site da Receita Federal. Após baixar o software, o contribuinte pode preencher os dados necessários para declarar os seus rendimentos. O envio do documento é feito via internet, pelo sistema de transmissão.

Se o contribuinte preferir, ele pode apresentar a declaração do IR 2013 através de um disquete, que deverá ser entregue em uma das agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. É importante lembrar que a Receita não trabalha com a entrega de formulários (papéis) desde 2010.

Neste ano, o programa para declarar IR apresenta novas funcionalidades. As mudanças que já aparecem no software representam uma preparação para a declaração de 2014, que já deve vir com a ficha pré-preenchida para facilitar o trabalho do contribuinte e o controle da Receita.

Mudanças no programa de IR 2013

O programa de declaração de imposto de renda conta com algumas mudanças. (Foto:Divulgação)

Segundo a IOB Folhamatic Sage, empresa responsável pelo software, algumas mudanças sutis já poderão ser percebidas na declaração de 2013. Confira o que mudou:

Importação de dados
O contribuinte não precisa mais perder tanto tempo preenchendo as informações solicitadas, afinal, ele pode importar os dados da declaração passada. O único trabalho será atualizar os valores, já que eles mudam de um ano para o outro.

Separação de fichas
A partir deste ano, o programa terá duas fichas diferentes para as informações sobre pagamentos efetuados e doações. A mudança foi efetuada porque muitas pessoas se confundiam na hora de informar os códigos.

A declaração de IR 2013 pode ser realizada de 1º de março a 30 de abril. (Foto:Divulgação)

Resumo das doações e limites de deduções
Após o contribuinte preencher a ficha de doações, o sistema vai exibir um quadro com os limites de deduções para cada tipo de doação. Desta forma, o contribuinte saberá exatamente o valor máximo que pode doar.

Ficha de rendimentos isentos detalhada
A ficha de rendimentos não tributáveis tem novas linhas para que o contribuinte adicione informações detalhadas. Com isso, a Receita espera ter mais facilidade para cruzar os dados e maior controle sobre o dinheiro está circulando.

Faça o download do programa de IRPF 2013 através do site da Receita Federal.

Veja também: Quem é obrigado a declarar IR 2013

Outros artigos

Excursão para Cruz das Almas 2011

31/07/2011

Excursão para Cruz das Almas 2011

Para quem não conhece a cidade de Cruz das Almas, uma das melhores definições do lugar é a encontrada no texto Armando Falcão Neto “Localizada a 157 km de Salvad...

Diferentes próteses de silicone para mama

05/03/2013

Diferentes próteses de silicone para mama

As mulheres adoram um implante de silicone na mama, pois eles as deixam ainda mais bonitas. Se você está pensando em dar aquela turbinada nos seios, é indispensável ...