A Receita Federal liberou na última segunda-feira (25) um software para fazer a declaração de imposto de renda 2013. Os contribuintes terão o prazo de 1º de março a 30 de abril para declarar o IR. Quem não prestar contas com o fisco dentro do período estipulado terá que arcar com uma multa de no mínimo R$ 165,74.
Saiba mais: Passo a passo para declarar o Imposto de Renda
Interface do software para declarar IR. (Foto:Divulgação)
O programa de imposto de renda 2013
O programa para fazer a declaração de IR 2013 está disponível para download no site da Receita Federal. Após baixar o software, o contribuinte pode preencher os dados necessários para declarar os seus rendimentos. O envio do documento é feito via internet, pelo sistema de transmissão.
Se o contribuinte preferir, ele pode apresentar a declaração do IR 2013 através de um disquete, que deverá ser entregue em uma das agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. É importante lembrar que a Receita não trabalha com a entrega de formulários (papéis) desde 2010.
Neste ano, o programa para declarar IR apresenta novas funcionalidades. As mudanças que já aparecem no software representam uma preparação para a declaração de 2014, que já deve vir com a ficha pré-preenchida para facilitar o trabalho do contribuinte e o controle da Receita.
Mudanças no programa de IR 2013
O programa de declaração de imposto de renda conta com algumas mudanças. (Foto:Divulgação)
Segundo a IOB Folhamatic Sage, empresa responsável pelo software, algumas mudanças sutis já poderão ser percebidas na declaração de 2013. Confira o que mudou:
Importação de dados
O contribuinte não precisa mais perder tanto tempo preenchendo as informações solicitadas, afinal, ele pode importar os dados da declaração passada. O único trabalho será atualizar os valores, já que eles mudam de um ano para o outro.
Separação de fichas
A partir deste ano, o programa terá duas fichas diferentes para as informações sobre pagamentos efetuados e doações. A mudança foi efetuada porque muitas pessoas se confundiam na hora de informar os códigos.
A declaração de IR 2013 pode ser realizada de 1º de março a 30 de abril. (Foto:Divulgação)
Resumo das doações e limites de deduções
Após o contribuinte preencher a ficha de doações, o sistema vai exibir um quadro com os limites de deduções para cada tipo de doação. Desta forma, o contribuinte saberá exatamente o valor máximo que pode doar.
Ficha de rendimentos isentos detalhada
A ficha de rendimentos não tributáveis tem novas linhas para que o contribuinte adicione informações detalhadas. Com isso, a Receita espera ter mais facilidade para cruzar os dados e maior controle sobre o dinheiro está circulando.
Faça o download do programa de IRPF 2013 através do site da Receita Federal.
Veja também: Quem é obrigado a declarar IR 2013