IPVA SP 2020 – Consulta, Tabela, Como Pagar

PUBLICIDADE

Está chegando aquela época do ano em que os motoristas precisam começar a se preocupar com o pagamento de alguns tributos obrigatórios para que possam continuar circulando com seus respectivos veículos sem nenhum problema. O IPVA, por exemplo, é o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor e deve ser pago anualmente, à vista ou parcelado. O IPVA do estado de São Paulo é um dos mais altos de todo o país, por isso os moradores dessa região já devem começar a guardar dinheiro para que consigam efetuar o pagamento em dia.

O IPVA que é pago pelos motoristas de motos, carros, ônibus e outros veículos é usado no serviço público para fazer reparos básicos que podem ou não estar relacionados com o trânsito. Por exemplo, o pagamento do IPVA pode ajudar a melhorar as estradas, assim como calçar ruas e por ai vai. Todos os anos, há um novo calendário e novos valores para serem pagos. A seguir, confira tudo sobre o IPVA 2020 SP.

IPVA 2020 SPConsultar IPVA 2020 SP

Os motoristas precisam todos os anos realizar a consulta do IPVA SP para se certificarem do valor exato que precisam pagar e também dos prazos específicos. Há datas para os pagamentos à vista, assim como para os pagamentos parcelados. Não pagar dentro do prazo estipulado pode gerar taxas e juros sobre o valor do IPVA 2020 SP e com certeza você não quer gastar mais ainda, por isso não deixe de realizar a consulta e conferir todas as informações o quanto antes.

PUBLICIDADE

A consulta ao IPVA 2020 SP pode ser feita online e ela é disponibilizada pelo SEFAZ do estado. Os interessados devem acessar o site portal.fazenda.sp.gov.br e ir em “IPVA” localizado à direita, no menu Cidadão. Na página seguinte, no menu de Pagamento e Consultas, vá na opção “Consultar Débitos” ou em “Consulta por Modelo e Ano de Fabricação”, conforme preferir.

Se você ir na primeira opção, na página seguinte deverá informar o RENAVAM e a placa do seu veículo, e depois ir em “Consultar”. Se optar pela segunda opção, informe a faixa IPVA e o ano de fabricação do seu veículo.

Depois de digitar os dados, o sistema irá informar os detalhes sobre o seu IPVA, como o valor total do mesmo e os prazos que você tem para efetuar o pagamento, tanto à vista quanto parcelado.

Valor IPVA 2020 SP

O valor do IPVA 2020 SP é uma das questões mais importantes e que preocupa muitos os motoristas. Os valores são alterados a cada ano e também mudam de acordo com a categoria do veículo e com o preço de venda de cada veículo, sendo que isso é calculado pela tabela FIPE.

As alíquotas do IPVA 2020 SP, como são chamadas, podem mudar a cada ano, por isso nem sempre você pagará o mesmo valor do ano anterior. Por isso é recomendado fazer a consulta e estar ciente dos reajustes das alíquotas.

Alíquotas IPVA 2020 SP

Cada categoria de veículo possui uma determinada alíquota que é calculada sobre o valor de venda do veículo, para assim determinar o valor a ser pago. Por isso que,

PUBLICIDADE

mesmo sabendo a alíquota, os valores a serem pagos por cada um pode variar, pois leva em conta o valor do veículo no mercado atualmente.

No caso de automóveis, a alíquota é de 4% sobre o valor de venda do veículo. No caso de caminhões, a alíquota é de 1,5% sobre o valor de venda do veículo. Já para camionetas e utilitários, a alíquota é de 2%. A mesma alíquota também é cobrada para motos e similares e ônibus e micro-ônibus. Veículos que possuem mais de 15 anos de sua fabricação estão isentos de pagar o IPVA 2020 SP.

O tempo de vida do veículo para que ele se torne isento pode variar de estado para estado, por isso sempre confira no seu.

tabela IPVA 2020 SPTabela IPVA 2020 SP

A tabela IPVA 2020 SP nada mais é do que uma planilha de pagamento que informa as datas de pagamento de todas as parcelas do IPVA, de acordo com o número final da placa de cada veículo. Assim, você sabe exatamente quando pagar cada uma das parcelas, basta conferir a tabela. Essa tabela é atualizada anualmente e pode ser encontrada no site do SEFAZ SP, onde você também realiza a consulta do débito.

Em janeiro é realizado o pagamento da 1ª parcela ou da cota única com desconto. Já em fevereiro acontece o pagamento da 2ª parcela ou da cota única sem desconto. Em março é realizado o pagamento da 3ª parcela. Sendo assim, você só pode pagar cota única até fevereiro, mas só receberá desconto se efetuar o pagamento em janeiro.

Os pagamentos se iniciam em 9 de janeiro, para aqueles com final de placa 1. Aqueles com o final de placa 0, tem até 22 de janeiro para fazer o pagamento da primeira parcela ou da cota única. Confira a tabela completa no site do SEFAZ hoje mesmo.

Pagamento IPVA 2020 SP

Saber como efetuar o pagamento do IPVA 2020 SP também é muito importante, para garantir que você pague tudo dentro do prazo e não precise se preocupar com mais juros e taxas. O pagamento do IPVA 2020 SP pode ser feito diretamente em agências bancárias de todo o país, além de também ser aceito em casas lotéricas.

Quem é cliente de algum banco e tem a função liberada, pode conseguir efetuar o pagamento pela internet, no chamado Internet Banking do respectivo banco. Sempre confira a data de vencimento do boleto e se certifique de efetuar o pagamento o quanto antes. Caso o boleto vença, você terá que emitir um novo, já com os valores atualizados com os juros que são cobrados.

As agências e caixas eletrônicos que aceitam os pagamentos também podem variar de acordo com o estado. Em São Paulo podem ser alguns que aceitam, enquanto que em seu estado, podem ser outros. Busque todas essas informações e detalhes com antecedência e não fique pendente com seu veículo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.