IPVA MT 2021

PUBLICIDADE

O IPVA é um imposto obrigatório que deve ser pago todos os anos pelos donos de veículos automotores. Os prazos e descontos oferecidos no pagamento do imposto variam conforme o estado. No estado de Mato Grosso, por exemplo, o governo adiou o início do vencimento do IPVA 2021 para março e os pagamentos seguem até junho, de acordo com o número final das placas e as parcelas.

Os condutores que optarem por pagar o IPVA em cota única, sempre podem aproveitar bons descontos. Quem não tiver condições, pode pagar parcelado sem ser prejudicado, mas deve fazer os pagamentos em dia.

A seguir, veja como consultar o valor do IPVA MT 2021.

PUBLICIDADE

Consultar Valor do IPVA

A consulta ao valor do IPVA é muito importante e deve ser feita por todos os condutores no início do ano, para descobrirem qual o valor que precisam pagar, assim como os prazos. Essa consulta é disponibilizada pelo Detran ou pela Secretaria da Fazenda do seu estado, por isso é válido acessar ambos os sites.

No caso do estado de Mato Grosso, a consulta é realizada no site da SEFAZ, através do link https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/webrellan/ValidaVclFormIni.jsp. Para a consulta, você tem duas opções: informar o chassi do seu veículo ou preencher os dados com o número do RENAVAM, ano de referência e o código que aparece na imagem do site. Depois você só clica em “Consultar” e poderá ver o valor do seu IPVA 2021.

Como emitir guias de pagamento

Depois de consultar o valor do seu IPVA, você precisa emitir a guia de pagamento seja da cota única ou da primeira parcela, para fazer o pagamento em dia. A emissão da guia é disponibilizada pela SEFAZ no seu site e você pode acessar no link https://www.sefaz.mt.gov.br/ipva/emissaoguia/emitir.

Basta informar o chassi ou o Renavam do veículo, ir em “Consultar” e depois você poderá escolher se quer pagar em cota única ou parcelado, para assim emitir a guia e imprimir. A guia de pagamento do IPVA MT 2021 pode ser paga em casas lotéricas, pela internet ou nas agências dos bancos credenciados.

Quem possuir conta bancária em um dos bancos credenciados, nem precisa emitir a guia, pode efetuar o pagamento pelo Internet Banking ou em um caixa eletrônico.

Tabela do IPVA 2021

O governo do Mato Grosso divulgou o calendário do IPVA 2021 para os pagamentos em cota única ou da 1ª parcela.

PUBLICIDADE

Finais de placa 1, 2 e 3 tem até 10 de março para pagar a cota única e ganhar 5% de desconto. Para esses mesmos números, o pagamento da 1ª parcela pode ser feito até 31 de março.

Finais de placa 4, 5 e 6 podem pagar a cota única com 5% de desconto até 12 de abril, sendo que a primeira parcela deve ser paga até 30 de abril. Finais de placa 7, 8 e 9, podem pagar a cota única e aproveitar os 5% de desconto até 10 de maio, sendo que o pagamento da 1ª parcela dessas placas deve ser feito até 31 de maio.

Por último, as placas com final 0 devem pagar a cota única com desconto até 10 de junho, ou a 1ª parcela até 30 de junho.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.