IPVA MG 2012

Para os proprietários de veículos automotores de Minas Gerais, em 2012 o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ficará mais barato. Todos…

Para os proprietários de veículos automotores de Minas Gerais, em 2012 o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) ficará mais barato.

Todos os anos o pagamento do IPVA deve ser efetuado, junto ao seguro obrigatório (DPVAT) e a taxa de licenciamento para que os carros que permanecem em circulação estejam em situação regular. A falta deste pagamento é considerada infração grave e pode gerar a apreensão do veículo além de multa para o motorista.

Licenciamento mais barato para Minas Gerais

Segundo a Secretaria da Fazenda, o IPVA deverá ficar até 5,2% mais barato para os contribuintes mineiros. De acordo com os índices oficiais, a alíquota para o IPVA mineiro deve permanecer em 4% para veículos mistos e utilitários, 3% para furgões e caminhonetes de carga (picapes), 2% para veículos mistos ou utilitários com autorização de transporte público e 1% para veículos de locadoras, para ônibus, micro-ônibus, caminhões e caminhões-tratores .

Além dos índices oficiais já estarem disponíveis, a tabela de valor por veículo foi liberada para consulta desde o dia 1 de dezembro de 2011. Para saber quanto irá pagar de IPVA este ano basta acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda, preencher a marca e o modelo de seu carro para verificar qual o valor a ser pago em 2012.

Os automóveis movidos a álcool terão desconto de 30% em comparação ao valor pago pelo mesmo modelo e marca de automóvel movido a gasolina.

O atraso no pagamento do IPVA gera uma multa de 3% ao dia até o 30º dia, após este período a multa será, além do valor seu próprio valor já acumulado, mais o acréscimo de 20% ao mês. Por tanto, atrasar o pagamento, seja da parcela ou do valor a vista pode não ser um bom negócio.

Um pagamento que pesa no orçamento familiar

Apesar do valor do IPVA no ano de 2012 estar levemente reduzido, e do Governo do Estado de Minas Gerais oferecer descontos para o pagamento a vista, este desconto não chega a ser realmente atrativo e o valor pesa no orçamento familiar. Por este motivo grande parte dos contribuintes preferem o pagamento parcelado.

A escala de vencimentos do IPVA 2012 inicia em 16 de janeiro e termina em 30 de março e o prazo para pagamento a vista com desconto, ou da primeira parcela do IPVA 2012 vai de 16 a 27 de janeiro, de acordo com o final da placa de cada veículo.

Os pagamentos do IPVA podem ser realizados em qualquer agência credenciada para o recebimento da taxa. Os bancos que aceitam o pagamento do IPVA são Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, HSBC e este ano a Caixa Econômica Federal passará a integrar a lista dos bancos onde o pagamento pode ser efetuado, por tanto, em breve o pagamento do IPVA poderá ser efetuado em lotéricas.

Para efetuar o pagamento basta digitar o número do Renavan do veículo em qualquer terminal eletrônico do seu banco, desde que seja um dos bancos listados, que o valor será debitado da conta corrente. Caso não possua conta em nenhum destes bancos, basta apresentar o número do Renavan ao caixa que ele poderá calcular o valor do IPVA para o pagamento, lembrando que o pagamento no caixa depende da compensação bancária, que leva 24 horas para ser computada.

Top