IPVA 2016: Preços, pagamento

Saiba tudo sobre o IPVA 2016: Preços, pagamento. No próximo ano, tudo indica que o imposto estará mais caro, o que deve impactar diretamente…

Saiba tudo sobre o IPVA 2016: Preços, pagamento. No próximo ano, tudo indica que o imposto estará mais caro, o que deve impactar diretamente no bolso dos motoristas. Leia a matéria para conhecer um pouco mais sobre o tributo e as mudanças esperadas para 2016.

IPVA 2016: Preços, pagamento. (Foto Ilustrativa)

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo que incide sobre carros, motos, caminhões, aeronaves e embarcações. O proprietário deve manter esse tributo em dia para não correr o risco de perder o seu patrimônio.

Leia mais: Consulta IPVA 2015 SP e RJ

IPVA 2016: Preços, pagamento

Cada estado brasileiro se responsabiliza pela cobrança do IPVA. A alíquota, por sua vez, varia de 1% a 6%, de acordo com o valor total do veículo. Esse imposto estadual é cobrado anualmente e o dinheiro arrecadado é repassado para cobrir as despesas do estado e também do município.

No tópico abaixo você vai conferir mais detalhes sobre IPVA 2016: Preços, pagamento.

Preços e Pagamento do IPVA

O imposto vai se tornar mais caro em 2016. (Foto Ilustrativa)

No início de cada ano, o proprietário do veículo automotor recebe em seu endereço um comunicado com os valores de débito do IPVA. Se for o caso, esse documento também vai apresentar as taxas de juros cobradas e as multas. O pagamento pode ser efetuado de uma única vez ou parcelado.

O prazo para pagar o IPVA vai de abril a julho, respeitando o calendário de vencimento pré-estabelecido por cada estado. As datas variam de acordo com o número final da placa do carro, moto ou outro veículo.

O preço varia de acordo com o modelo do veículo e estado. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Como pagar o IPVA, dicas

Leia Também:  Empréstimos HSBC

Mudanças IPVA 2016

O Governo Federal não vai conseguir quitar a maior parte das suas dívidas nesse ano, portanto, a crise econômica deve se estender pelo ano de 2016. O Ministério da Fazenda, inclusive, falou sobre a necessidade de fazer um pacote de aumento de impostos, que deve afetar principalmente o valor do IPVA.

A alta nos tributos ainda está sendo discutida e o valor da alíquota será reajustado de acordo com as contas de cada estado. Em todo caso, o aumento tem como objetivo amparar o Brasil em tempo de crise e faz parte de uma das tantas medidas de contenção de gastos do governo.

A crise econômica está tornando os impostos mais caros, inclusive o IPVA. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Como pagar IPVA atrasado

Agora você já tem informações sobre o IPVA 2016: Preços, pagamento. Em casos de dúvida, basta entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do seu estado (SEFAZ). Em São Paulo, o telefone de contato é 0800-170-110. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre economia.

 

Top