IPVA 2014 antecipado

Todos aqueles que possuem veículos automotores sabem que, quando chega o final do ano, é hora de reservar uma parcela da renda para o pagamento do IPVA – Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O pagamento pode ser parcelado ou antecipado, quitando-se o valor integral do imposto, com desconto. Saiba mais sobre o IPVA 2014 antecipado.

Valores de IPVA variam, de um estado a outro (Foto: Divulgação)

Por que se paga o IPVA

Se você acabou de adquirir um automóvel, pela primeira vez em sua vida, talvez não saiba ao certo para que serve o pagamento do IPVA, embora tenha consciência de que deverá pagar tal imposto, todos os anos.

O IPVA é um imposto estadual, que todos os proprietários de automóveis, caminhonetes, motos, ônibus, micro-ônibus, caminhões e similares devem pagar, quando o ano de fabricação do veículo está compreendido entre 1995 e ano atual. A tendência, portanto, é de que o valor do imposto diminua, com o passar dos anos, devido à desvalorização do veículo.

Os valores de IPVA são determinados pelo governo de cada estado. Em São Paulo, por exemplo, a taxa do imposto é a mais alta do país.

Datas das parcelas começam em janeiro (Foto: Divulgação)

O dinheiro arrecadado com o recolhimento do IPVA, por lei, deve se destinar aos governos estadual e municipal, sendo 50% para cada um deles.

Não há como fugir do imposto. Alguns serviços, como o licenciamento do veículo, somente são liberados após o pagamento da primeira parcela do IPVA.

No final do ano, a tabela de valores e datas para o pagamento do IPVA é divulgada pela Secretaria da Fazenda de cada estado. Os proprietários podem optar pelo parcelamento em até 3 vezes, que se inicia no mês de janeiro. Por outro lado, também poderão optar pelo IPVA 2014 adiantado que, neste ano, oferece um desconto de 3% do valor do imposto.

Pagamento em cota única IPVA

No estado de São Paulo, aqueles que optarem pelo pagamento integral do IPVA, em cota única, receberão um desconto de 3%. Em outros estados, pode haver variações. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o governo também concede outros descontos para aqueles que nunca receberam multas ou outros requisitos, podendo chegar a até 25% do valor do imposto.

Para pagar o IPVA adiantado, é preciso observar a data de vencimento da primeira parcela, que é determinada de acordo com o número final da placa do veículo. Também há a opção de pagamento do valor integral, na data de vencimento da segunda parcela, porém sem desconto. Veja o calendário, a seguir, correspondente ao estado de São Paulo:

Adiantamento rende desconto de 3% no IPVA (Foto: Divulgação)

Placa final 1: com desconto (13 de janeiro); sem desconto (13 de fevereiro)

Placa final 2: com desconto (14 de janeiro); sem desconto (14 de fevereiro)

Placa final 3: com desconto (15 de janeiro); sem desconto (17 de fevereiro)

Placa final 4: com desconto (16 de janeiro); sem desconto (18 de fevereiro)

Placa final 5: com desconto (17 de janeiro); sem desconto (19 de fevereiro)

Placa final 6: com desconto (20 de janeiro); sem desconto (21 de fevereiro)

Placa final 7: com desconto (21 de janeiro); sem desconto (21 de fevereiro)

Placa final 8: com desconto (22 de janeiro); sem desconto (24 de fevereiro)

Placa final 9: com desconto (23 de janeiro); sem desconto (25 de fevereiro)

Placa final 0: com desconto (24 de janeiro); sem desconto (26 de fevereiro)

Os valores devem ser consultados no site da Secretaria da Fazendo do Estado de São Paulo. É preciso ter o código Renavam e o CPF, em mãos.

Reply