IPVA 2014 antecipado

Todos aqueles que possuem veículos automotores sabem que, quando chega o final do ano, é hora de reservar uma parcela da renda para o…

Todos aqueles que possuem veículos automotores sabem que, quando chega o final do ano, é hora de reservar uma parcela da renda para o pagamento do IPVA – Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O pagamento pode ser parcelado ou antecipado, quitando-se o valor integral do imposto, com desconto. Saiba mais sobre o IPVA 2014 antecipado.

Valores de IPVA variam, de um estado a outro (Foto: Divulgação)

Por que se paga o IPVA

Se você acabou de adquirir um automóvel, pela primeira vez em sua vida, talvez não saiba ao certo para que serve o pagamento do IPVA, embora tenha consciência de que deverá pagar tal imposto, todos os anos.

O IPVA é um imposto estadual, que todos os proprietários de automóveis, caminhonetes, motos, ônibus, micro-ônibus, caminhões e similares devem pagar, quando o ano de fabricação do veículo está compreendido entre 1995 e ano atual. A tendência, portanto, é de que o valor do imposto diminua, com o passar dos anos, devido à desvalorização do veículo.

Os valores de IPVA são determinados pelo governo de cada estado. Em São Paulo, por exemplo, a taxa do imposto é a mais alta do país.

Datas das parcelas começam em janeiro (Foto: Divulgação)

O dinheiro arrecadado com o recolhimento do IPVA, por lei, deve se destinar aos governos estadual e municipal, sendo 50% para cada um deles.

Não há como fugir do imposto. Alguns serviços, como o licenciamento do veículo, somente são liberados após o pagamento da primeira parcela do IPVA.

No final do ano, a tabela de valores e datas para o pagamento do IPVA é divulgada pela Secretaria da Fazenda de cada estado. Os proprietários podem optar pelo parcelamento em até 3 vezes, que se inicia no mês de janeiro. Por outro lado, também poderão optar pelo IPVA 2014 adiantado que, neste ano, oferece um desconto de 3% do valor do imposto.

Leia Também:  Calçados para revender direto da fábrica

Pagamento em cota única IPVA

No estado de São Paulo, aqueles que optarem pelo pagamento integral do IPVA, em cota única, receberão um desconto de 3%. Em outros estados, pode haver variações. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o governo também concede outros descontos para aqueles que nunca receberam multas ou outros requisitos, podendo chegar a até 25% do valor do imposto.

Para pagar o IPVA adiantado, é preciso observar a data de vencimento da primeira parcela, que é determinada de acordo com o número final da placa do veículo. Também há a opção de pagamento do valor integral, na data de vencimento da segunda parcela, porém sem desconto. Veja o calendário, a seguir, correspondente ao estado de São Paulo:

Adiantamento rende desconto de 3% no IPVA (Foto: Divulgação)

Placa final 1: com desconto (13 de janeiro); sem desconto (13 de fevereiro)

Placa final 2: com desconto (14 de janeiro); sem desconto (14 de fevereiro)

Placa final 3: com desconto (15 de janeiro); sem desconto (17 de fevereiro)

Placa final 4: com desconto (16 de janeiro); sem desconto (18 de fevereiro)

Placa final 5: com desconto (17 de janeiro); sem desconto (19 de fevereiro)

Placa final 6: com desconto (20 de janeiro); sem desconto (21 de fevereiro)

Placa final 7: com desconto (21 de janeiro); sem desconto (21 de fevereiro)

Placa final 8: com desconto (22 de janeiro); sem desconto (24 de fevereiro)

Placa final 9: com desconto (23 de janeiro); sem desconto (25 de fevereiro)

Placa final 0: com desconto (24 de janeiro); sem desconto (26 de fevereiro)

Leia Também:  Fedex Brasil Rastreamento

Os valores devem ser consultados no site da Secretaria da Fazendo do Estado de São Paulo. É preciso ter o código Renavam e o CPF, em mãos.

Top