IPVA 2017 MG: valores, informações

IPVA 2017 MG: valores, informações

Confira IPVA 2017 MG: valores, informações para o pagamento do imposto obrigatório que começa no dia 09 de janeiro do próximo mês e termina…

Por Élida Santos em 02/05/2013

Confira IPVA 2017 MG: valores, informações para o pagamento do imposto obrigatório que começa no dia 09 de janeiro do próximo mês e termina no dia 15 de março. Em média, o imposto teve redução de 4,4% na base de cálculo, e o contribuinte que efetuar o pagamento à vista/ cota única terá 3% de desconto no valor.

 

Valores e informações sobre o IPVA 2017 MG

 

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) já anunciou os valores e as principais informações sobre o IPVA 2017. A escala de pagamento começa no dia 09 de janeiro para os veículos com finais de placa 1 e 2. No dia 10 são para os finais 3 e 4, dia 11 de janeiro para 5 e 6, dia 12 para placas com final 7 e 8 e dia 13 para placas que terminam em 9 e 0. Para 2017, houve uma redução média de 4,4% da base de cálculo.

 

A estimativa de arrecadação do IPVA para 2017 em Minas Gerais é de R$ 4,6 bilhões, um valor maior em 5,46% se comparado a 2016. Os contribuintes do estado já podem consultar os valores através do site da Secretaria de Estado de Fazenda – SEF/MG acessando a página “IPVA”.

 

Para realizar as consultas é preciso informar o número do RENAVAM, marca/modelo do veículo.

 

Pagamento IPVA 2017 MG

 

O pagamento do IPVA 2017 em Minas Gerais poderá ser efetuado à vista com desconto ou parcelado em até três vezes sendo: janeiro, fevereiro e março.

O imposto pode ser pago a partir do mês de dezembro até a data de vencimento de cada final de placa estipulado pelo governo.

 

Para realizar o pagamento, os contribuintes poderão se dirigir aos terminais de autoatendimento ou nos guichês dos agentes arrecadadores autorizados com o número do RENAVAM.

 

Confira os agentes arrecadadores autorizados: Banco do Brasil, Mais BB, Banco Postal, Bradesco, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Santander e SICOOB.

 

 

Como emitir a guia de pagamento?
Para quem preferir emitir a guia de arrecadação é preciso acessar o site da SEF/MG ou ir pessoalmente nas Repartições Fazendárias ou Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

Ainda no site é possível consultar: Acertos de Pagamento, Isenção, Acréscimos legais, Legislação, Apresentação, Atendimento, Como se Calcula o IPVA, Consulta de Valores, Taxa de Licenciamento, Pagamento, Parcelamento do IPVA, entre outras informações.

O que acontece se não pagar o IPVA 2017 nos prazos?

 

O não pagamento do IPVA 2017 em MG nos prazos estabelecidos deve gerar multa de 0,3% ao dia (até o 30º dia), e de 20% após o 30º dia. Os juros são calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, acrescido da multa, pela taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custodia (Selic).

É muito importante realizar o pagamento dentro do prazo para evitar multas e juros. Para isso, é essencial aproveitar para o planejamento financeiro e buscar pagar o IPVA, DPVAT em parcela única com desconto.

 

Qual o destino do valor arrecadado do IPVA?

 

Ao contrário do que muitos pensam, que o valor total do imposto arrecadado é apenas para as despesas de transportes e melhorias no trânsito, a receita é destinada para o caixa único do Estado e pode ser investido em saúde, educação, habitação, segurança e também em trânsito e transporte, além de outras áreas.

Normalmente do total do valor arrecadado com o IPVA, 20% são destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), os outros 40% vai para o caixa único do Estado e o restante, 40% para o município de licenciamento do veículo automotor.

Top