IPVA 2012: tabela com valor, consulta

O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) está tendo as suas primeiras informações reveladas para que os brasileiros possam iniciar os devidos…

IPVA 2012 começa a ser cobrado em janeiro

O Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) está tendo as suas primeiras informações reveladas para que os brasileiros possam iniciar os devidos pagamentos. O imposto será cobrado no mês de janeiro e parece já dar um destino para o décimo terceiro recebido pelos motoristas.

A alíquota usada para calcular o imposto varia de acordo com o governo estadual e adota critérios próprios para fazer a cobrança. As datas estipuladas para pagamento dependem do estado, sendo que em algumas regiões do país os prazos já foram determinados. Em São Paulo, por exemplo, os paulistas começam a efetuar o pagamento do IPVA 2012 a partir do dia 11 de janeiro.

A partir do momento em que o pagamento é liberado, os bancos credenciados podem fazer o recebimento do dinheiro e controlar as datas de vencimento que serão informadas aos proprietários dos veículos.

Estima-se que só no estado de São Paulo serão enviados 15 milhões de avisos a respeito do imposto e o calendário oficial já foi divulgado. Em outros estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, Ceará e Piauí a relação datas de pagamento/placas também está disponível para consulta.

Como calcular o IPVA 2012?

Imposto é igual a multiplicação do valor venal do veículo pela alíquota

Para fazer o cálculo do imposto, é considerado o valor venal de um veículo de acordo com as informações presentes na Tabela FIPE 2012. Em seguida, o proprietário precisa fazer uma multiplicação da quantia estimada pela alíquota de 4%. A porcentagem mencionada é válida apenas para modelos flex e movidos a gasolina. No caso de veículo a álcool, a alíquota cai para 3%. Motos e micro-ônibus devem multiplicar o valor venal por 2%, enquanto a alíquota de caminhões fica 1,5%.

Pagamento do IPVA 2012

O pagamento do imposto pode ser feito à vista ou parcelado, sendo que a melhor condição leva em conta o perfil financeiro do contribuinte. Pagar a prazo é a melhor opção para quem não possui dinheiro na hora ou já está com contas atrasadas. A quitação do IPVA 2012 numa única parcela é uma opção para quem está com o décimo terceiro livre para aplicar, assim o ano começa sem dívidas.

O calendário oficial de pagamento, pelo menos no estado de São Paulo, considera os números finais das placas de 0 a 9 para determinar as datas da quitação das três primeiras parcelas (janeiro, fevereiro e março). Depois de fazer o cálculo, o contribuinte deve se certificar das datas para não atrasar os pagamentos.

Consultas do IPVA 2012

IPVA SP 2012

IPVA RJ 2012

IPVA ES 2012

IPVA SC 2012

IPVA PR 2012

IPVA BA 2012

IPVA MG 2012

IPVA DF 2012

IPVA RS 2012

Top