IPTU RJ 2015 preços e onde pagar

IPTU RJ 2015 preços e onde pagar

Confira IPTU RJ 2015 preços e onde pagar. IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto brasileiro que cada pessoa…

Por Redacao em 08/01/2015

Confira IPTU RJ 2015 preços e onde pagar. IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto brasileiro que cada pessoa que possui uma propriedade seja apartamento, sala comercial ou casa. O IPTU consta na Constituição Federal, e serve tanto para pessoas jurídicas, como pessoas físicas. O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades.

IPTU RJ 2015 preços e onde pagar - Saiba tudo sobre o IPTU RJ 2015 (Foto: Divulgação)

IPTU RJ 2015 preços e onde pagar

O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades. As pessoas que não moram na cidade, e sim em propriedades rurais, também pagam imposto, o ITR, que significa Imposto Territorial Rural.

Em alguns estados, geralmente os menores, o IPTU é a principal origem das verbas. A base de cálculo do IPTU é o valor do imóvel sobre o imposto pago por ele, o valor em dinheiro e à vista. A alíquota utilizada para calcular o IPTU é estabelecida pelo legislador de cada município, e pode variar conforme os estados.

Leia também: Aumento do IPTU em São Paulo

Um dos objetivos do IPTU é de obter recursos financeiros para o governo (Foto: Divulgação)

Em dezembro do ano de 2014 a prefeitura do Rio publicou o cronograma do IPTU 2015 preços onde pagar.  Os carnês do imposto vão chegar às mãos dos contribuintes com datas de vencimento diferenciadas, que variam de acordo com o número final da inscrição imobiliária do imóvel.  Os que possuem final de 0 a 5 devem pagar a cota única ou a primeira parcela do imposto no dia 10/2. Os demais, com final de inscrição de 6 a 9 têm a data de 11/2 para realizar os mesmos pagamentos. O contribuinte que escolher pagar o imposto em cota única garante desconto de 7% no valor total do carnê, o mesmo percentual concedido em 2014.

Leia mais: IPTU SP 2015 preços e onde pagar

Fique atento ao prazo para pagar seu IPTU em dia (Foto: Divulgação)

Os carnês do IPTU serão enviados aos imóveis ao longo do mês de janeiro. A segunda via estará disponível no linkhttp://iptu.rio.rj.gov.br e nos Postos de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, a partir do dia 23 do mês em questão.

Onde pagar o IPTU RJ 2015

Os contribuintes do Rio de Janeiro podem pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única, com desconto de 7%, e vencimentos em 10 de fevereiro para imóveis com inscrição de 0 a 5, e no dia 13 de fevereiro para os de final de inscrição de 6 a 9. A tributação poderá ainda ser parcelada em dez vezes.

Saiba onde pagar o seu IPTU 2015 (Foto: Divulgação)

De acordo com a Secretaria da Fazenda, para o contribuinte saber o final de inscrição, deve observar no carnê o número da inscrição imobiliária e desprezar os dígitos que vem após o traço. Exemplo: inscrição 9999999-7; neste caso, o final de inscrição será 9.

O contribuinte pode efetuar o pagamento do IPTU RJ 2015 preços e onde pagar em toda a rede bancária, casas lotéricas ou pela internet. Para mais informações, a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro disponibiliza o site da Secretaria da Fazenda (www.rio.rj.gov.br/iptu) e o telefone 1746.

Top